A tradicional festa do Porco à Paraguaia, promovido pela Loja Maçônica Obreiros da Fraternidade, de Chapadão do Sul, chega na sua 7ª edição com histórias pitorescas e inacreditáveis. Não se trata apenas de um delicioso almoço, mas uma marca culinária cuja realização nem a histórica Greve dos Caminhoneiros” – que parou o Brasil – conseguiu impedir. O movimento que engessou o País impediu a realização da Exposul daquele ano, causou desabastecimento de combustível nos postos, alimentos nos mercados da cidade e outros problemas em cascata. Mas como preparar o Porco à Paraguaia com a carga retida na BR-158, a 190 km de distância?
A mobilização dos integrantes da Loja Maçônica Obreiros da Fraternidade é digna de registro. Sabia do entrave nas rodovias e tinha consciência de que absolutamente nada passaria porque os grevistas estavam irredutíveis. Exigiam de tudo “Fora Temer”, “Volta da Ditadura Militar”, “Fora PT”, “Abaixo o STF” “Diminuição do Preço do Diesel”. O desafio era como resgatar a carga de 24 suínos, superar os obstáculos maior greve do Brasil e realizar a festa.
Após uma reunião e a localização do ponto exato onde a carga estava retida no bloqueio da BR-158 estabeleceram a estratégia e partiram ao encontro do caminhão frigorífico com os produtos perecíveis. Os detalhes que convenceram os caminhoneiros em liberar a passagem são guardados à sete chaves. No final das contas a “operação” foi um sucesso e a festa uma das melhores da história.
SERVIÇO
7ª Edição do Porco à Paraguaia em Chapadão do Sul
Dia 28 de maio de 2023
Salão Paroquial
Ingresso R$ 50,00
(Crianças até 10 anos não pagam)
Realização loja Maçônica Obreiras da Fraternidade
Levar pratos e talheres
chapadensenews.com.br