O Abismo Anhumas, caverna alagada com maior cone em formato de calcário do mundo, localizada em Bonito (MS), substituiu o rapel tradicional (ascensão em cordas) pelo rapel elétrico.
O atrativo turístico operou com rapel tradicional de 1995-2020 e rapel elétrico de 2020 até os dias atuais. A descida no Abismo Anhumas é de 72 metros, equivalente a um prédio de 23 andares.
O rapel é um esporte praticado com uso de cordas para descida e ascensão para subida de paredões, cavernas, morros, cordilheiras, montanhas, entre outros.
Rapel tradicional é descida/subida com cordas amarradas pelo corpo, com a “força do ódio”, popularmente conhecido como esforço das pernas e braço.
Já o rapel elétrico é feito por meio de dois cabos de aço que sobe e desce mecanicamente e motorizados por eletricidade, sem uso das pernas e braços, com isso não há esforço humano. A subida é extremamente mais rápida em comparação ao rapel tradicional, isso sem contar que a contemplação é maior já que não há esforço.
Veja o antes e depois:
A subida com rapel elétrico dura três minutos. Já a subida com rapel tradicional, dura, em média, 30 minutos, ou seja, 10 vezes mais.
Com a modernização, foi possível ampliar novos públicos, proporcionar acessibilidade e atender famílias inteiras de turistas, como pessoas com deficiência, idosos, crianças a partir de cinco anos e pessoas de pesos/medidas maiores.
Além disso, foi possível fechar dias inteiros para excursões escolares, congressos e eventos corporativos.
O Abismo Anhumas é a única caverna alagada do mundo que possui descida e ascensão/subida com rapel elétrico. A inspiração veio das mecanizações dos Bungee Jumps na Nova Zelândia e África do Sul, em especial o maior do mundo que é Bloukrans Bridge de 216 metros de altura.
De acordo com o economista e sócio executivo do Abismo Anhumas, Felipe Dias Soares Scott, substituir o tradicional pelo moderno proporciona oportunidades e acessibilidade para novos públicos.
“Chegamos a atender um casal de franceses de 95 e 97 anos que muito nos emocionou com os relatos da experiência. Por fim, a acessibilidade permitiu recebermos pessoas de pesos maiores e até um grupo de 23 motoqueiros barbudos. Todos os anos recebemos mensagens, ligações e comitivas de todos os cantos do mundo para entender nossso modelo e como operamos a duas décadas uma atividade de altíssimo risco com zero acidentes graves. Enfim, a democratização do acesso foi alcançada com a quase universalização da possibilidade e vivência e experiência”, explicou o sócio-proprietário, Felipe Scott, ao Correio do Estado.
O custo anual para manter o rapel elétrico é de R$ 1,3 milhões.
O ABISMO
Abismo Anhumas é uma caverna alagada, localizada em Bonito (MS). Abriga o maior calcário em formato de cone do mundo nas águas cristalinas de cor verde-esmeralda.
O Abismo Anhumas é uma caverna de 152 metros de altura, com descida de 72 metros (equivalente a 23 andares), com lago de águas cristalinas de 80 metros de profundidade e 51 metros de visibilidade.
A temperatura da água é de 18ºC e só é possível mergulhar até 47 metros de profundidade.
A caverna encontra-se a 23 quilômetros do centro de Bonito, município localizado a 297 km de Campo Grande. O local recebe turistas há 25 anos.
Roteiro do passeio
- Colocação de equipamentos de segurança
- Descida de 72 metros de altura através de rapel elétrico
- Chegada em deck flutuante
- Deslocamento até deck de permanência, onde um guia vai dar início à experiência
- Saída do bote inflável para volta no lago de água cristalina, flutuação ou mergulho (8 metros, 18 metros e 47 metros)
- Fim do passeio e subida de 72 metros
Por NAIARA CAMARGO
correiodoestado.com.br