Home » Alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado conhecem arte rupestre em Alcinópolis

Alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado conhecem arte rupestre em Alcinópolis

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado tiveram um dia diferente de aprendizado ao visitar a cidade de Alcinópolis, capital estadual da arte rupestre. Os estudantes conheceram de perto as pinturas nas cavernas e aprenderam sobre a história e a importância dessa manifestação artística pré-histórica.

Alcinópolis é um município que possui um grande acervo de pinturas rupestres, representando manifestações artísticas dos povos pré-históricos que habitaram a região. A arte rupestre consiste em desenhos, pinturas e gravuras feitas em rochas e paredes de cavernas, geralmente retratando cenas do cotidiano, animais, plantas e símbolos importantes para essas comunidades antigas.

A viagem contou com estudantes do 9° ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A visita aos sítios e parques ecológicos foi possível graças à parceria entre a Escola Sesi e a Prefeitura Municipal de Alcinópolis.

O professor Mohab Pedroso, que participou da viagem, destaca que a arte rupestre é uma forma de expressão artística fascinante, pois permite entender um pouco mais sobre a vida e as culturas dos povos que viveram há milhares de anos.

“Pelos livros, ensinamos como era a vida dos índios e sua forma de comunicação, alimentação e migração. Viver essa inesquecível experiência de poder ver variadas pinturas e gravuras rupestres nos faz voltar ao passado e sentir um pouquinho de como era a vida desses antepassados. A cada sítio arqueológico visitado e cada pedra escalada, os alunos exploravam o novo com curiosidade e olhares atentos. Aventura e conhecimento resumem essa experiência que o Sesi nos proporcionou”, declarou.

Para os alunos, a visita a Alcinópolis foi uma experiência única e enriquecedora. Nosso professor deixou claro que cansaríamos muito, que teriam momentos onde passaríamos em desistir no meio do caminho, mas cada vista valeu a pena, cada lugar que visitamos foi espetacular, superando qualquer expectativa criada. Foi inesquecível!”, disse Gabrielly Dias, aluna do 3º ano do ensino médio.

“Visitamos paisagens naturais incríveis, expandimos nossos conhecimentos sobre artes rupestres, superamos medos e principalmente, passamos por tudo isso juntos. Fizemos novas amizades, cantamos, rimos, escalamos e isso ficará marcado na nossa memória”, concluiu Isabela Gotardo, do 3º ano.

A ação está em sintonia com o item 4 (educação de qualidade) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

 

fiems.com.br

Leia também: