Apagão atingiu 16 cidades e deixou 6 totalmente no escuro em Mato Grosso do Sul

apagão que afetou todos os estados do Brasil nesta terça-feira (15) deixou seis cidades de Mato Grosso do Sul totalmente no escuro por cerca de 30 minutos. Outras 10 cidades do Estado tiveram impacto parcial no fornecimento de .

De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento em Mato Grosso do Sul, as cidades que ficaram totalmente no escuro das 8h30 às 8h57 foram: Corumbá, , Itaquirai, Fatima do sul, Vicentina e Laguna Caarapã.

As cidades de Coxim, , Miranda, , Caarapó, Jardim e Rio Brilhante tiveram impacto parcial e as cidades de Eldorado, Ivinhema e  tiveram falhas no fornecimento na área rural.

“A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. Entre as distribuidoras do Grupo, a Energisa Mato Grosso do Sul, Minas Rio, Sul-Sudeste e Paraíba tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado. Ainda em andamento, constam Energisa Rondônia, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Sergipe”, informou a concessionária.

Apagão nacional

De acordo com o ONS, o apagão começou às 7h31 (horário de MS) e em dez minutos o sistema elétrico brasileiro teve queda de 25,9% do total. Cidades de todo os estados do  registraram falta de luz.

Dados que medem o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

Cidades de Mato Grosso do Sul também tiveram falta de luz (Foto: Reprodução, ONS)
midiamax

Notícias relacionadas

TRE-MS disponibiliza “Cartilha de Crimes Eleitorais 2024”

UEMS oferece 86 vagas em Paranaíba

Bebida Alcoólica proibida: Paranaíba terá lei seca para a eleição no domingo