A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972.
A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
“O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, dando uma atenção para coleta do lixo, principalmente a seletiva, o plantio de árvores e a limpeza correta de hortas, quintais e jardins sem queimadas”, disse Carla Cabral Magalhães – Chefe de Projetos Agropecuários e Meio Ambiente do município.
Entre as atividades que serão realizadas estão algumas realizações na Feira do Produtor “Augusto Carvalho”. Durante o dia 5 de junho, das 09h30 – até 16h ocorrerá coleta de recicláveis e medicamentos vencidos, com brinquedos, pipoca e doces; distribuição de mudas frutíferas; atividades ao ar livre em parceria com corpo de bombeiros (tirolesa, falsa baiana, comando craw e exposição de equipamentos); além de exposição de fotos da paisagem local. No mesmo dia ocorrerá a entrega das lixeiras.
Já no dia 6/6, das 9h até as 10h, haverá atividade no semáforo com alunos da Escola Recanto Objetivo sobre queimadas. Às 13h30, ocorrerá visita a campo na praça do Feliz para limpeza, com alunos da Escola “João Chama”.
No dia 7, com início às 9h, as atividades serão no Instituto Promocional “Dom Afonso Maria Fusco”, sobre a separação de resíduos. Havendo ainda, no mesmo dia uma visita à Usina Alcoolvale para distribuição de panfletos e conscientização dos colaboradores sobre coleta seletiva.