Home » ” Aparecida do Taboado ” Administração Municipal concede ‘Comenda Brondel Antônio de Queiroz’ a quatro ilustres aparecidenses

” Aparecida do Taboado ” Administração Municipal concede ‘Comenda Brondel Antônio de Queiroz’ a quatro ilustres aparecidenses

por Nathally Martins da Silva Bulhões
O Governo Municipal realizou no dia 25 de setembro, como parte da programação oficial dos 75 anos do Município, a entrega oficial da Comenda de Honra ao Mérito ‘Brondel Antônio de Queiroz’ para 4 personalidades ilustres que contribuíram para a história de Aparecida do Taboado.

A cerimônia foi realizada na sede social do Rotary Club após Sessão Solene da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal José Natan de Paula Dias; do vice-prefeito Tenente Ávila; da primeira-dama Verônica de Paula; do presidente do Legislativo, vereador Jucleber da Silva Queiroz – Bim; dos demais vereadores, do secretário de Governo e Diretor Interino de Cultura Ber Galter, representando os demais secretários, familiares dos homenageados e imprensa local.

A Comenda foi instituída através da Lei nº 1.712, de 16 de agosto de 2022, buscando homenagear pessoas físicas que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços ao Município, ou nele tenham se destacado pela atuação exemplar na vida pública, particular e profissional.

A honraria leva o nome de Brondel Antônio de Queiroz, filho de fundadores do município (Virgílio Antônio de Queiroz e Secundina Maria de Jesus), que acumula uma extensa lista de serviços prestado à comunidade aparecidense, especialmente às centenárias Festas de Santos Reis e São Sebastião. Além disso, pautou sua vida a ajudar o próximo, sempre fazendo generosas doações e apoiando em momentos de dificuldade.

Nesta segunda edição da cerimônia de entrega da Comenda de Honra ao Mérito “Brondel Antônio de Queiroz” foram homenageados: Elza Aparecida de Oliveira Carvalhaes, Eny Ferreira Mendes Baptista, Orozimbo Baptista Filho e a saudosa educadora Iria Marta de Rosa Ramos Queiroz (in memorian), representada pelo filho Dartagnan Ramos Queiroz.

Dando abertura à solenidade, o prefeito José Natan declarou ser “um prazer e grande honra reconhecer o trabalho das pessoas que estão sendo homenageadas nesta ocasião, que muito fizeram por nossa comunidade e são ‘patrimônio’ do nosso município”. Ele ainda fez questão de ressaltar a ilibada conduta do aparecidense que empresta seu nome à honraria, “o senhor Brondel sempre fez o bem sem olhar a quem”.

Após receberem as Comendas, os homenageados agradeceram tão importante homenagem, que leva o nome de tão ilustre pioneiro do município e declararam a alegria de serem lembrados pela atual administração.

HOMENAGEADOS
Elza Aparecida de Oliveira Carvalhaes

Educadora Elza Chama (assim conhecida), nasceu em Aparecida do Taboado em 08 de agosto de 1942, foi a penúltima filha num total de 08 irmãos, cresceu e teve uma ótima infância.

Desde criança teve muita inclinação para os estudos e formou-se em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, se especializou em Psicologia da Educação, Sociologia da Educação e Filosofia da Educação.

Casou em 16 de dezembro de 1964, com José Chama Carvalhaes de onde não assinou o sobrenome Chama, mas o adotou e sendo assim todos a conhecem por Elza Chama, teve 03 filhos: Christian Kelly, Richard e Elizabeth.

Foi Professora em várias escolas públicas, entre elas Ana Maria do Nascimento, também exerceu a função de Coordenação Pedagógica e Direção Escolar da escola particular FUNLEC.

Elza inclinada pela vocação em ajudar o próximo, ingressou ao Rotary e foi a primeira mulher Presidente em Aparecida do Taboado, sempre participou ativamente da Casa da Amizade. Também foi Presidente do Lar dos Idosos – Vicente Marques e uma das fundadoras da Casa de apoio e recuperação Amor Exigente.

Dona Elza, mãe, avó e tia Elza para muitos, é inspiração para todos que buscam uma vida pautada no respeito e cuidado ao próximo, a sua história pode ser contata com admiração, uma mulher que venceu todas as adversidades para se tornar quem é.

Eny Ferreira Mendes Baptista

Nasceu na cidade do Prata, estado de Minas Gerais, no dia 06 de abril de 1936.

Casada com Orozimbo Baptista Filho, em 18 de dezembro de 1960, com quem teve três filhas, e estas filhas lhes deram 5 netos, 3 netas e 5 bisnetas.

Formada em Direito pela FIUBE, Instituição de Ensino Superior de Uberaba – MG, no ano de 1960. Trabalhando como advogada na década de 1970.

Foi proprietária da única Escola de Datilografia de Aparecida do Taboado, nas décadas de 1970/1980.

Doutora Eny, como assim é chamada, foi professora de piano e acordeon e também professora na Escola “Coronel João Alves Lara” quando a professora Ana Parreira era diretora da unidade de ensino.

Por três vezes foi Presidente da Casa da Amizade de Aparecida do Taboado e Coordenadora Distrital e vice Coordenadora Nacional duas funções vinculadas ao Rotary Club.

Foi presidente do departamento social feminino da Maçonaria Vale do Paraná. E palestrante assídua dentro dos eventos rotários em diversas cidades do distrito 4470.

Ela e seu esposo, são proprietários de um dos hotéis mais antigos da cidade e com muita dedicação, ainda cuida do NOVO HOTEL.

Orozimbo Baptista Filho

Nascido em 25 de junho de 1934, em Aparecida do Taboado, quando era distrito de Santana de Paranaíba, Mato Grosso uno, residindo até os 7 anos de idade na Fazenda Serrote.

Estudou no Grupo Escolar João Alves Lara, nos anos de 1941 a 1943. No ano de 1944 estudou na Escola João Valim. Mudou para Três Lagoas e de 1945 a 1948 estudou na escola João Magiano Pinto. Depois de 1948 estudou até 1951 no Colégio 2 de Julho.

Posteriormente foi para São Paulo passando pelos Colégios Paulistano e Roosevelt. Estudava no período noturno e durante o dia trabalhava nos escritórios da DROGASIL. Fez cursinho, prestou vestibular em Uberaba, Minas Gerais, foi aprovado e formou-se em 1960, pela Faculdade de Odontologia do triângulo Mineiro. Também é graduado em Direito, sendo transferido de Minas Gerais para Mato Grosso, depois Mato Grosso do Sul, com a inscrição na OAB nº 1397.

Casou-se em 1960 com Eny Ferreira Mendes Baptista, com quem teve três filhas.

Com o falecimento de seu pai, Orozimbo retornou para Aparecida do Taboado em 1970, residindo à Rua Francisco de Queiroz até os dias de hoje. Sendo proprietário do Novo Hotel, localizado na Rua Duque de Caxias.

Fundador do Movimento de Cursilho da Cristandade em Aparecida do Taboado, dos cursos de noivos e batizados e do Encontro de casais com Cristo da Igreja Católica de Aparecida do Taboado.

Presidente por três vezes do Rotary Club, representante de governadores do Distrito 4470, por 25 vezes, governador assistente do Rotary, palestrante em conferências, assembleias e interclubes. Fundador do Rotary Club de Inocência e de Selvíria.

Iria Marta de Rosa Ramos Queiroz (in memorian)

Nascida em Bauru – SP, em 25 de abril de 1949. Foi casada com José Mendes de Queiroz, mãe de três filhos.

Professora de geografia e pedagoga graduada na Universidade do Sagrado Coração de Jesus, instituição em que iniciou a carreira docente como professora de geografia do Brasil e metodologia das ciências, no ano de 1971. A partir de 1973, passou a pertencer ao quadro efetivo do magistério de Mato Grosso do Sul.

Lecionou nas escolas Ernesto Rodrigues e Frei Vital de Garibaldi. Foi supervisora escolar e diretora da Escola Frei Vital de Garibaldi até o ano de 1985.

Residiu fora de Aparecida do Taboado, de 1986 até 1992, nas cidades de Ilha Solteira, Bauru e Campo Grande, locais em que foi coordenadora pedagógica e professora de estágio no Centro de Formação de Professores.

Ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul; foi membro do Conselho estadual de Acompanhamento do Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul. Ocupou a cadeira de conselheira do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Presidiu o conselho municipal de Educação de Aparecida do Taboado e foi Delegada Regional das APAEs do Bolsão Sul-mato-grossense.

Recebeu diplomas do Rotary Internacional, no ano de 1995, pelos serviços extraordinários prestados à família e à comunidade e do Rotary Club de Aparecida do Taboado, nos anos de 1996 e 1999, pelos relevantes serviços prestados à família e pelos exemplos de cidadania demonstrados à comunidade.

Entre outras funções, Iria Marta foi presidente da Casa da Criança Menino Jesus, foi membro do departamento feminino da Loja Maçônica. Realizou assessoramento educacional, tendo sido responsável pela avaliação do Projeto Experimental “Porteira do Saber, do município de Paranaíba.

Foi secretária de Educação por três gestões administrativa consecutivas, de 1993 a 2003 e diretora da Escola Particular Recanto Objetivo.

Fonte:Fotos Daniel Silva – DICOM
Autor:Diretoria de Comunicação

Leia também: