A cerimônia é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão que foi dispensado da prestação de serviço militar assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de se apresentar imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército Brasileiro.
O Tenente do Serviço Militar, José de Arimatéia Oliveira Reis, conduziu a cerimônia e falou sobre a relevância do momento, bem como da importância dos jovens evitarem os ‘caminhos’ que levam ao alcoolismo e uso de drogas para a construção de cidadãos de bem, “se vocês tem o sonho de seguir na vida militar, se formar ou qualquer outro, não desistam; persistam. Vocês estão na flor da idade. Só evitem a marginalidade, sejam cidadãos de bem”, disse ele.
O secretário de Governo, Ber Galter, representou o prefeito José Natan. Ele falou sobre a necessidade do alistamento e do CDI para importantes etapas da vida adulta, como o ingresso na universidade ou a participação em concurso público, e sobre o elo com as forças armadas. “Por vários motivos vocês foram dispensados de vestir a honrosa farda do Exército brasileiro, no entanto, a partir do juramento prestado aqui hoje, agora há um vínculo entre o Exército e vocês, que passam a constituir a reserva da força terrestre. Eu parabenizo e desejo sorte e sucesso a todos”, falou.
A cerimônia foi realizada no Centro de Conviver da Melhor Idade com a participação do presidente da Câmara Municipal, Jucleber Bim; da secretária de Assistência Social, Ariadne Queiroz; o cabo Patrick Centurion Gomes; do secretário da JSM, Idigar Tiago de Oliveira; da secretária adjunta da JSM, Eligênia Muricy Depetriz; e dos vereadores Gustavo Neira, Carlinhos do Lageado e Patrícia da Saúde.