O plano de vacinação contra a dengue no Brasil em 2024 abrangerá 521 municípios distribuídos em 16 Estados e no Distrito Federal. Essa informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, em Brasília, durante a apresentação do programa de controle da doença no país.
As doses serão inicialmente administradas em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
O planejamento definiu três critérios de seleção para as regiões que serão priorizadas nas primeiras remessas do imunizante no país: cidades com mais de 100 mil habitantes, alta taxa de transmissão em 2023 e 2024 e predominância do vírus do sorotipo DENV-2.
A vacinação ocorrerá em Mato Grosso do Sul, abrangendo os residentes de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas (municípios com mais de 100 mil habitantes). A cidade de Aparecida do Taboado não receberá a vacina neste momento, devido ao seu tamanho e também por possuir uma das menores taxas de incidência de dengue no estado.
A nossa luta continua. O mosquito que transmite dengue, chikunguya e zika precisa ser combatido e é dever de todos nós manter terrenos limpos, vistoriar vasos sanitários sem uso, cuidar de pratos com plantas e recipientes de água para animais, manter caixas d’água fechadas e não deixar que o mosquito se prolifere.