Após anos de descumprimento do TAC, em 2019, um novo acordo foi assinado, porém, também não foi levado adiante. Como resultado dessa falta de cumprimento, a multa acumulada pelo município já estava em torno de R$15 milhões. Diante dessa situação, a Prefeitura tomou medidas e, em 2023, implementou a coleta seletiva e passou a destinar o lixo para um aterro sanitário, iniciando o cumprimento do acordo.
Além de iniciar o cumprimento do TAC, Aparecida do Taboado está caminhando em direção a uma prática mais sustentável. O aterro sanitário garante o tratamento adequado dos resíduos, evitando a poluição e os incêndios provocados pelo lixão a céu aberto.
O acúmulo de lixo no antigo lixão vinha causando impactos ambientais irreversíveis, um problema que persistia há décadas, mesmo antes da assinatura do primeiro TAC em 2004.
Com o novo TAC, em 2023 iniciou-se o cumprimento efetivo, com a contratação de uma empresa especializada para o tratamento adequado. Os materiais recicláveis estão recebendo uma nova chance de contribuir para um ambiente mais limpo e saudável e os não recicláveis recebem tratamento adequado.