“Muitos golpistas estão agindo com ligações, se identificando como servidores do INSS ou de alguma instituição bancária solicitando dados pessoais e até bancários para atualizações de empréstimos e até de cartões do beneficiário”, disse a palestrante Carla Lima, Coordenadora do Procon.
Na palestra que foi realizada na tarde do dia 13 de julho, foram citados alguns exemplos utilizados pelos golpistas, sendo eles:
1º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como atendente do INSS, solicitando os dados pessoais e bancários da vítima para suposta atualização do cartão de benefício.
2º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como funcionário de uma determinada instituição bancária, ofertando a redução da quantidade e do valor das parcelas do empréstimo já contratado pela vítima anteriormente, solicitando assim, seus dados pessoais e bancários.
3º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como atendente do INSS, informando que a vítima possui “valores atrasados” para serem recebidos, solicitando, deste modo, os dados pessoais e bancários para depósito da quantia mencionada.
4º caso: O aposentado ou pensionista recebe ligação do golpista se identificando como funcionário de uma determinada instituição bancária, ofertando a renovação do empréstimo já realizado pela vítima, declarando que além das parcelas serem menores, a pessoa ainda receberá uma quantia extra para gastar da forma de sua preferência.
O PROCON alertou que, em todos os casos mencionados, o golpista solicita o envio de dados pessoais e bancários, ou somente a simples confirmação do que eles já possuem. Após a confirmação desses dados, o golpista realiza um EMPRÉSTIMO CONSIGNADO.
Posteriormente a isso, o golpista faz uma nova ligação esclarecendo que – FOI DEPOSITADO UMA QUANTIA ERRADA OU UM VALOR A MAIS NA CONTA DA VÍTIMA – solicitando assim, que se – FAÇA A DEVOLUÇÃO DESSA QUANTIA PARA UMA AGÊNCIA E CONTA DESCONHECIDA OU FAÇA A TRANSFERÊNCIA VIA PIX TAMBÉM EM NOME DE UMA EMPRESA DESCONHECIDA.
Nem todas as pessoas com idade avançada conseguem identificar que estão sendo vítimas de um golpe. Portanto, o PROCON solicita que os familiares e pessoas mais próximas passem a acompanhar as ligações recebidas por aposentados e pensionistas. E, caso seja depositado quantia não solicitada com pedido de devolução, antes de realizar esse procedimento, busque orientação junto ao PROCON para investigação.
Carla Lima deixou bem claro, que o INSS NÃO faz contato por telefone ou aplicativos de conversas, como o WhatsApp, por exemplo.