Após extinção de processo, Justiça manda devolver valor bloqueado a André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli (MDB) teve bens desbloqueado e, agora, deve informar os dados bancários para transferência de valores. A intimação é da Justiça Federal de Campo Grande.

“Fica o requerido A. P. [André Puccinelli] intimado para informar os seus dados bancários, para fins de transferência eletrônica de valores, considerando a revogação das medidas de indisponibilidade”.

Na ação, os bens bloqueados foram: R$ 13.900,02 nas contas bancárias, restrição sobre cinco veículo do ex-governador e imóveis.

O processo tramita em sigilo, mas a reportagem apurou que o procedimento é referente à operação Lama Asfáltica, realizada pela PF (Polícia Federal).

Como desdobramento, o MPF (Ministério Público Federal) propôs ação civil pública denunciando fraudes nas obras da rodovia MS-040, irregularidades nas obras do Aquário do Pantanal (atual Bioparque Pantanal) e fraudes nas contratações diretas da gráfica Alvorada, relacionadas à aquisição de materiais paradidáticos, com suspeitas de favorecimento e desvio de recursos.

Após anos de trâmite judicial, a petição inicial foi indeferida em março de 2024. O processo sobre a MS-040 foi julgado extinto por não haver elementos mínimos.

“Após proceder, por mais de uma vez, à leitura atenta e cuidadosa da denúncia apresentada, este juízo concluiu que a peça deve ser rejeitada por inépcia”, avaliou a juíza federal Julia Cavalcante, da 3ª Vara Federal de Campo Grande.

A obra da MS-040 foi entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo. Financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a rodovia foi entregue em 2014.

De acordo com o advogado Vladimir Rossi, que atua na defesa de Puccinelli, o processo sobre o Aquário do Pantanal foi remetido para a Justiça estadual.

André Puccinelli foi preso em 2017 e depois em 2018. Na última vez, ele e o filho, o advogado André Puccinelli Júnior, ficaram cinco meses em cela do Centro de Triagem.

CGNews

Notícias relacionadas

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

VEREADORES QUEREM ATRAIR MAIS INDÚSTRIAS E EMPREGOS PARA CG

Chuva e tempo instável predominam em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira