Home » Arauco está com 150 vagas abertas para Operação Florestal em MS

Arauco está com 150 vagas abertas para Operação Florestal em MS

Seleções acontecem nas cidades de Aparecida do Taboado, Inocência, Paranaíba e Selvíria

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco está com 150 vagas abertas para Operação Florestal em Mato Grosso do Sul, sendo 100 vagas para a posição de Auxiliar Florestal e 50 vagas para Operador de Equipamento Florestal. O processo seletivo acontece nesta semana nas cidades de Selvíria (02/04),  Aparecida do Taboado (08/04), Inocência (09/04) e Paranaíba (09/04).

Os candidatos devem comparecer na data, horário e local informados, portando seus documentos pessoais (RG e CPF) e Currículo Atualizado. Também é possível enviar o currículo para a empresa de consultoria especializada pelos telefones (17) 99715-7489 ou (17) 99703-5888 e pelo e-mail vagas@grupopessoa.com.br.

DATA E LOCAL DA SELEÇÃO:

·    Selvíria: 02/04 (terça-feira), às 9, na Clínica Dr. Yuri – Central do Cidadão (Rua Vereador Isac Laluci, 843)

·    Aparecida do Taboado: 08/04 (sexta-feira), às 09h30, na Casa do Trabalhador (Avenida Orlando M. Pereira, 2065)

·    Inocência: 09/04 (sábado), às 9h30, na Câmara Municipal dos Vereadores (Rua Francisco Albino, 511)

·    Paranaíba: 09/04 (sábado), às 14h, na Casa do Trabalhador (Shopping Center Paranaíba, 2º piso).

PROJETO SUCURIÚ

Em fevereiro deste ano, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) concedeu a licença prévia à Arauco, para o Projeto Sucuriú, que consiste na primeira fábrica de celulose branqueada da empresa no Brasil. A licença prévia atesta a viabilidade ambiental e estabelece diretrizes para as próximas fases do licenciamento.

Em Audiência Pública, realizada em Inocência em agosto de 2023, a Arauco apresentou o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documento que reúne informações sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais e as respectivas medidas mitigatórias relacionadas ao Projeto Sucuriú. Etapa fundamental para obtenção da licença, o evento foi realizado de forma híbrida pelo Imasul e contou com a participação maciça da população, com 386 inscritos, dos quais 297 presencialmente, junto a autoridades do Estado e do município. Após a Audiência, o Imasul elaborou parecer técnico favorável à emissão da Licença Prévia e o submeteu ao Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA), órgão de função consultiva e deliberativa, composto por membros do Poder Público e representantes da sociedade civil. O CECA avaliou o parecer e votou de modo igualmente favorável.

Com previsão de início das obras em 2025 e operação em 2028, o Projeto Sucuriú estará localizado a 50km de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú, próximo à rodovia MS 377 e à 47km da malha ferroviária, facilitando a logística ao escoamento para exportação. O investimento previsto para o projeto, que terá capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada ao ano, é de aproximadamente R$ 15 bilhões.

Leia também: