Home » Arboviroses é debatida com vários setores da saúde de Selvíria e órgãos estaduais e federais

Arboviroses é debatida com vários setores da saúde de Selvíria e órgãos estaduais e federais

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Integrantes de órgãos estaduais e federais estiveram em Selvíria esta semana, para discutir a situação de arboviroses em Selvíria. A ação contou com a participação de vários setores da Saúde do Município, que estão na linha de frente dessas doenças.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A prevenção das arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes, como mosquitos, é fundamental para reduzir a incidência dessas doenças.

Os trabalhos foram conduzidos por Bianca Modafari Godoy, consultora do Ministério da Saúde CGARB; Eloisa Pereira da Luz; médica veterinária/CCV; Flávia Maria Pereira Chebel, interlocutora estadual do SINAN no Mato Grosso do Sul, e Mauro Lucio Rosário, coordenador estadual de Controle de Vetores.

Segundo a bióloga Jeane Alves de Jesus, da Vigilância Sanitária de Selvíria, o evento foi importante para que o Município apresentasse as demandas e as dificuldades no enfrentamento à esses tipos de doenças. “Essa visita técnica reflete o esforço contínuo do Governo Estadual para controlar as arboviroses e proteger a saúde da população, trabalhando de forma integrada com os Municípios”, afirmou Jeane.

Por: ASSECOM

  

Leia também: