Na manhã de hoje, 9, a Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou entrevista com orientações sobre os Direitos do Idoso, com o objetivo de alertar a população sobre os diversos tipos de violência e os canais para denúncia.
São muitos atos que configuram violências contra o idoso, sendo eles: violência psicológica, física, sexual, financeira e patrimonial, destacando-se, principalmente, as violências financeira e patrimonial.
As pessoas idosas são consideradas mais vulneráveis a violências, ficando atrás apenas de crianças e adolescentes. A hipervulnerabilidade dos idosos os torna mais suscetíveis a fraudes, principalmente devido aos avanços da tecnologia, tendo em vista que grande parte das atividades de banco são feitas pelo aplicativo de celular, incluindo contratação de empréstimos.
É importante ressaltar que qualquer retenção, apropriação ou desvio de bens, ou dinheiro do idoso, ainda que seja para pagamento de dívida, sem o consentimento deste, é crime, segundo o Estatuto do Idoso.
É dever da população denunciar na Delegacia, no disque 100 (canal de denúncia anônima dos Direitos Humanos) e no 190 em qualquer caso de violação de direitos da pessoa idosa, seja de espécie patrimonial, financeira, física, sexual ou psicológica, devido ao princípio da proteção integral da pessoa idosa garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso que diz: É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
DECOM
Heloiza Colodetti
Imagem: Divulgação