Home » Assomasul acompanha prefeitos em solicitação por instalação de Serventias Extrajudiciais nos municípios

Assomasul acompanha prefeitos em solicitação por instalação de Serventias Extrajudiciais nos municípios

por Nathally Martins da Silva Bulhões

por  

Ontem (27), a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) acompanhou 24 prefeitos em reunião com a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado, reforçando o pedido para a instalação de Serventias Extrajudiciais em municípios sul-mato-grossenses que ainda não contam com atribuições como Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Protesto. A proposta visa facilitar o acesso da população a serviços essenciais, atualmente concentrados nas sedes de comarca. O corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, informou que o TJMS retomará os estudos sobre o tema e se comprometeu a convocar a Assomasul para dialogar sobre os encaminhamentos.

Durante o encontro, foi definida a formação de uma comissão que irá auxiliar o Tribunal de Justiça na coleta de informações e no levantamento de dados técnicos para embasar o estudo de viabilidade. A comissão é composta pelo assessor jurídico da Assomasul, Dr. Guilherme Novaes; pelo assessor do deputado estadual Londres Machado, Dr. Guilherme; e pelos prefeitos Ivan Xixi (Paraíso das Águas) e Cléber Dias (Vicentina), que representarão os 24 prefeitos envolvidos na solicitação.

Segundo os gestores municipais, a ausência dessas serventias nos municípios tem gerado transtornos e custos à população, que precisa se deslocar até as sedes de comarca para realizar procedimentos como registro de imóveis, abertura de empresas e protesto de títulos. Muitas vezes, o processo exige mais de uma viagem, agravando ainda mais as dificuldades enfrentadas pelos moradores, especialmente os que têm menor poder aquisitivo.

Para o Prefeito Ivan da Cruz Pereira (Xixi), do Município de Paraíso das Águas, a criação dos cartórios nos municípios desprovidos de tais competências representa um avanço significativo na democratização do acesso aos serviços públicos.

Prefeito Ivan da Cruz Pereira (Xixi)/ Foto: Edson Ribeiro

A demanda apresentada ao Judiciário também reforça a importância da atuação extrajudicial como extensão do sistema de justiça. Além de facilitar o acesso, a criação das novas competências cartorárias pode impulsionar o desenvolvimento econômico local, permitir avanços na regularização fundiária.

Assomasul

Leia também: