Assomasul alerta gestores sobre prazo de 30 de agosto para cadastro no BB Gestão Ágil

por 

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) alerta aos gestores municipais de assistência social que o prazo para cadastramento no sistema BB Gestão Ágil encerra-se em 30 de agosto de 2024. Para garantir o acesso ao gerenciador digital do Banco do Brasil, é necessário obter a “Chave J” diretamente com o gerente da conta. Esta chave, juntamente com a senha, assegura a segurança das informações no sistema.

Segundo o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) a partir de agosto de 2024, o uso do BB Gestão Ágil será obrigatório para a gestão dos relatórios financeiros das contas vinculadas ao FNAS. Além disso, os gestores deverão registrar as informações financeiras de 2024, incluindo dados retroativos de janeiro a julho, e manter o sistema atualizado mensalmente.

Substituição do Demonstrativo Sintético

O Sistema AgilizaSUAS, que será integrado ao BB Gestão Ágil, substituirá o tradicional Demonstrativo Sintético Anual da Execução Física-Financeira, mas apenas a partir do exercício de 2024. Para o exercício de 2023, a prestação de contas ainda será feita pelo Demonstrativo Sintético. Visando facilitar essa transição, o Banco do Brasil disponibilizou um vídeo institucional com o passo a passo para o uso do BB Gestão Ágil.

Acesso e Informação

Os gestores podem acessar o OFÍCIO CIRCULAR n.º 1/2024/SNAS/DEFNAS, que detalha essas mudanças, no blog do FNAS. É fundamental que todos os gestores estejam atentos às obrigações da Portaria 113/2015, prevenindo impropriedades e irregularidades na prestação de contas.

Em caso de dúvidas, a Assomasul orienta que os gestores entrem em contato pelo e-mail fnas@mds.gov.br ou pelo WhatsApp (61) 2030-1825, lembrando que esse número não recebe chamadas ou mensagens de áudio.

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2024/SNAS/DEFNAS

OFÍCIO CIRCULAR N.º 1/2024/SNAS/DEFNAS

Tutorial BB Gestão Ágil

Assomasul

Notícias relacionadas

Policia Militar, através do 13º Batalhão, inicia Operação Força Total nas cidades de Paranaíba, Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado

Governo do Estado e IFMS aproximam áreas prioritárias da educação pública para beneficiar estudantes de MS

Embratur, Sebrae e Fundtur MS levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal