Atleta de rodeio de Paranaíta estreia no campeonato mundial nos EUA

Neste fim de semana acontece a primeira etapa da nova temporada do Campeonato Mundial da Professional Bull Riders, a maior Liga de Montaria em Touros do mundo, que abre seu calendário em Tucson no Arizona (EUA). Entre os destaques da primeira etapa da Unleash The Beast, a principal divisão da PBR, está a estréia do atual Campeão Brasileiro Rogério Venâncio, que é um dos 40 competidores listados para o evento que acontece nos dias 15 e 16 de novembro.

A temporada da principal divisão da PBR, que contará com 23 etapas e mais a Final Mundial em maio do próximo ano, tem transmissão exclusiva para os fãs brasileiros através do Canal da PBR Brazil no YouTube. Para assistir as etapas ao vivo com apresentação e comentários em português é preciso fazer parte do PBR Club, clicando no botão SEJA MEMBRO no canal. A assinatura mensal é de R$ 29,99 e da direito do fã assistir a todos os eventos do mês no momento em que preferir, além de conteúdos exclusivos.

Conhecida como Unleash The Beast, a série de eventos da principal divisão da PBR definem o Campeão Mundial de cada ano, que recebe um bônus de 1 milhão de dólares. Os eventos são realizados nas principais cidades norte-americanas como New York City, Chicago, Houston, Indianapolis, entre outras, reunindo somente os melhores competidores qualificados pelos eventos das divisões de acesso e tendo a sua Final Mundial realizada no Texas, no mês de maio.

O mato-grossense de 23 anos chega a elite da Liga através dos pontos conquistados no Brasil, que valem para o ranking internacional da PBR. Ele está nos Estados Unidos desde o início de outubro, quando participou da Final do Campeonato PBR Challenger Series em Las Vegas e neste período aproveitou para treinar e se adaptar aos touros norte-americanos, já que esta é sua primeira experiência fora do país.

“Cheguei com boas expectativas, mas percebi que os touros daqui exigem muito mais da gente do que eu pensava, então nas últimas semanas foquei nos treinamentos para estar pronto para o início das etapas do Mundial. Tenho tido uma rotina rigorosa de treinos nos touros e preparo físico, o Silvano Alves tem me ajudado nesta adaptação nos touros daqui e o que não vai faltar é esforço e dedicação para alcançar meus objetivos aqui nos Estados Unidos,” disse o atleta em entrevista exclusiva ao site da PBR no Brasil.

Seu talento e desempenho nas arenas brasileiras já lhe credenciam como um dos fortes candidatos a brilhar nas etapas do mundial da PBR nesta temporada que se inicia. Além disso, o atual Campeão Brasileiro é cotado como o principal nome da lista de novos atletas para a temporada 2025 da PBR Team Series, a Liga de Montaria por Equipes da PBR que se inicia em julho, sendo apontado como a provável primeira escolha no “Draft” onde as 10 equipes selecionam seus novos integrantes.

Natural de Paranaíta, município de 11 mil habitantes localizado na região norte do estado do Mato Grosso, Rogério Venâncio chegou a fazer um curso de montaria com o tricampeão mundial Adriano Moraes ainda na adolescência, mas só estreou na PBR em junho deste ano. Exatamente dois meses depois conquistava o título de Campeão Brasileiro da PBR na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, graças ao seu desempenho acima da média e além da fivela mais desejada do país faturou como prêmio uma picape Mitsubishi L200 Triton Zero KM e um bônus de 100 mil reais.

Este título garantiu a ele uma vaga direta na Final do PBR Challenger Series, que é o principal campeonato da divisão de acesso da Liga nos Estados Unidos no segundo semestre. Porém mesmo não indo tão bem neste evento, onde montou em seus dois primeiros touros norte-americanos, os pontos que ele havia conquistado no Brasil lhe deixaram entre os cinco melhores na classificação do ranking internacional da PBR, que soma os pontos das competições em todos os países, conquistando uma das vagas para a elite.

“O Rogério Venâncio é mais uma prova do trabalho que a PBR tem feito no Brasil, de ser a principal porta de entrada para os jovens talentos na elite do esporte nos Estados Unidos. Todas as nossas etapas valem pontos para o ranking internacional e é o caminho mais curto para os atletas conquistarem sua vaga na Unleash The Beast competindo em eventos no próprio país,” ressaltou Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR no Brasil.

Comprovando a importância dos eventos brasileiros no cenário mundial da PBR, na Final do PBR Challenger Series em outubro que reuniu os melhores atletas do ranking internacional da Liga, 12 dos 40 classificados garantiram classificação direta pelos pontos conquistados no Brasil e outros seis tiveram os pontos conquistados nas semanas que estavam nas arenas brasileiras somados aos pontos das etapas dos Estados Unidos para garantirem vaga no evento.

Para o início da temporada da Unleash The Beast em Tucson, além de Rogério Venâncio, outro nome que deve fazer a estréia na elite da PBR é o experiente Anderson de Oliveira, que disputou o título brasileiro com ele até a última montaria e terminou como vice-campeão da temporada nacional. O atleta de 39 anos que representa a cidade de Mundo Novo-MS chegou aos Estados Unidos no final de agosto e competiu pela equipe do Nashville Stampede na PBR Team Series e também se classificou para a Unleash The Beast basicamente com os pontos conquistados no Brasil.

Outra estréia muito aguardada é a do talento goiano Paulo Henrique da Silva, que também está confirmado para esta etapa e aos 19 anos deve se tornar um dos brasileiros mais jovens a competir na elite da PBR. O representante de Britânia-GO era um dos nomes mais promissores do país no primeiro semestre deste ano, quando foi contratado pelo Austin Gamblers, equipe que venceu a temporada da PBR Team Series em outubro.

A etapa da PBR em Tucson deve contar com 23 brasileiros, incluindo o atual Campeão Mundial Cássio Dias Barbosa, o Bicampeão Mundial José Vitor Leme, o Campeão Mundial Kaique Pacheco, além de talentos sempre favoritos como João Ricardo Vieira, Sandro Batista, Alan de Souza, Eduardo Aparecido, Dener Barbosa, Maurício Moreira e o brasileiro de dupla nacionalidade, John Crimber, entre outros nomes.

Acompanhe as etapas da Unleash The Beast sendo MEMBRO do Canal da PBR Brazil no Youtube. Confira a programação de etapas e horários no site oficial da PBR Brazil.

Rogério Venâncio na Final da PBR em Barretos (Foto – Rodolfo Lesse)

noticiaexata.com.br

Notícias relacionadas

Suzano inova no setor de logística florestal com primeiro módulo próprio de operação de tritrens em Três Lagoas

Chapadão do Sul e Cassilândia estreitam laços em reunião entre prefeitos

Cassilândia discute melhorias na saúde em reunião estratégica na Secretaria Municipal