Aumento de internações de crianças por SRAG preocupa autoridades

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul emitiu um alerta à população sobre o aumento considerável de internações de crianças de 0 a 11 anos de idade com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) durante o mês de março e início de abril. De acordo com a secretaria, a circulação intensificada de diversos vírus respiratórios, como Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório, tem contribuído para o quadro.

A alta demanda tem sobrecarregado os serviços de saúde públicos e privados do município e do estado, o que tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde. Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os pais ou responsáveis pelas crianças fiquem atentos a qualquer sinal de infecção respiratória e evitem enviar os filhos para escola ou creche, a fim de frear a disseminação do vírus respiratórios entre as crianças.

A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenir doenças respiratórias e, nesse sentido, a secretaria reforça a importância de que pais e responsáveis vacinem as crianças o quanto antes com a dose da vacina Influenza. Essa vacina protege contra três cepas importantes de vírus de influenza A e B, que podem acometer crianças e adultos e levar a internações.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina está sendo disponibilizada em todas as unidades de saúde para os grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses até 5 anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades, deficientes permanentes, gestantes, puérperas, caminhoneiros e população indígena. É fundamental que todos os grupos prioritários se vacinem o quanto antes.

As autoridades de saúde pedem à população que fiquem atentas aos sinais de infecções respiratórias e que se previnam por meio da vacinação.

Fonte: Prefeitura Municipal

Notícias relacionadas

Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista

Fabinho, um negro que saiu da roça em MS, virou juíz e hoje atua no STF

Cassilandia: Prefeito eleito Rodrigo definiu seus dois últimos secretários