O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal ), foi vaiado na noite de quarta-feira (12) por grupos de estudantes em um congresso realizado pela UNE (União Nacional dos Estudantes), na UnB (Universidade de Brasília).
Em discurso, o magistrado, que é odiado por proferir a frase malsucedida “perdeu mané’, defendeu a democracia e a liberdade, e falou em superação da ditadura e do bolsonarismo no país.
“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou sob vaias de estudantes.
Em nota, o STF afirmou que a frase “nós derrotamos o bolsonarismo”, dita por Barroso, “referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”.
O magistrado foi vaiado e interrompido durante seu discurso, além de estudantes levantaram cartazes dizendo que o ministro é golpista e não defendeu o piso da enfermagem. “Nós temos compromisso com a história, de fazer um país maior e melhor que se faz com democracia, estudo e argumentos. A capacidade de ter interlocução mostra que estamos do lado certo, por tratar todos com respeito mesmo com a divergência”, disse.
Além de vaiar o ministro, o grupo exibiu cartazes em apoio ao piso nacional da enfermagem e contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. Os manifestantes ergueram uma faixa com a inscrição: “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”.
Como reação, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República, escreveu nas redes sociais: “No momento em que um magistrado da suprema corte coloca publicamente sua posição contrária à direita, fica claro que suas decisões SEMPRE serão tendenciosas”.
O evento é o principal fórum estudantil da América Latina, e reuniu no Centro Comunitários Athos Bulcão na UnB cerca de 7 mil estudantes e delegações de diversos estados do país e ocorre até sábado (15).
Com informações do Correio Braziliense.
Barroso (camisa azul) durante o congresso da UNE (Foto: Arthur Ramos CB /D.A. Press)
conjunturaonline