Home » Bia Ferreira nocauteia adversária, garante bronze e vaga em Paris

Bia Ferreira nocauteia adversária, garante bronze e vaga em Paris

A atleta volta ao ringue às 11h30 (de Brasília), desta quinta (26) e, se ganhar, estará na grande final pelo topo do pódio

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Bicampeã mundial nos 60 quilos, a baiana Beatriz Ferreira avançou à semifinal nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) e, de quebra, carimbou o passaporte para a Olimpíada de Paris no ano que vem.

A classificação, que garante por si só a medalha de bronze – veio após vitória de Bia por nocaute técnico sobre a costa-riquenha Pamela Valdívia no primeiro round. A brasileira volta ao ringue às 11h30 (horário de Brasília), desta quinta (26) e, se ganhar novamente, estará na grande final pelo topo do pódio. O Pan tem transmissão ao vivo no site do Canal Olímpico do Brasil.

“Vou ter que ser uma guerreira. As meninas também estão com vontade de ser campeã pan-americana, mas eu estou firme, preparada, e vou para cima para buscar esse. A competição ainda não terminou. Tirei um caminhão das costas [com a vaga olímpica], mas estou na briga para trazer essa medalha dourada”, disse a baiana, que conquistou o ouro na edição do Pan de 2019, em Lima (Peru), em depoimento ao COB (Comitê Olímpico do Brasil).

Além de Bia, outros 10 boxeadores brasileiros já asseguram o bronze, após a classificação às semifinais. É o caso de Abner Teixeira (+92kg), Carol Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Bárbara Santos (66kg), Viviane Pereira (75kg), Michael Douglas Andrade (51kg), Keno Marley (92kg), Luiz Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg).

Nesta tarde, a partir das 17h45, tem mais Brasil no ringue em lutas das quartas de final: Jucielen Romeu (57 kg) enfrenta a canadense Daisy Hoang, e Yuri Falcão (até 63.5 kg) encara Samuel Cabrales, de El Salvador.

O boxe é a modalidade individual que mais distribui vagas para os Jogos de Paris:  são ao todo 30. Juntando feminino e masculino, são 13 categorias em disputa em Santiago. Onze delas garante vagas aos finalistas, enquanto outras duas (até 57 kg e até 60 kg, ambas no feminino) classificam as quatro melhores atletas.

 

(Foto: Alexandre Loreiro/COB)

(Com ABr)

conjunturaonline

Leia também: