Bolsonaro bate martelo e Pollon terá o comando do PL em Mato Grosso do Sul

Com a missão de fortalecer o Partido Liberal (PL) em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon vai assumir o comando da sigla nos próximos dias no lugar do também deputado federal Rodolfo Nogueira.

De acordo com fontes ouvidas pelo Correio do Estado, a troca de comando do principal partido da direita sul-mato-grossense seria determinação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, que teria batido o martelo sobre a mudança em Mato Grosso do Sul com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

A formalização da substituição na presidência da executiva estadual da legenda deve ser feita até o fim deste mês, em Brasília (DF), e o atual responsável pela sigla já teria sido informado por Valdemar da Costa Neto e entende que o nome de Marcos Pollon seria o mais indicado para o fortalecimento da direita no Estado.

A reportagem apurou que a troca de comando do PL em Mato Grosso do Sul já estava sendo costurada desde o início do mês passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a referendar o nome de Marcos Pollon para concorrer à Prefeitura Municipal de Campo Grande no próximo ano como único representante da direita.

Na época, Bolsonaro disse que, diferentemente das eleições gerais do ano passado, quando dividiu o seu apoio entre as candidaturas do ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) e do agora governador Eduardo Riedel (PSDB), nas eleições municipais de 2024 só apoiará candidatos do PL.

Na prática, Bolsonaro disse que, se o PL lançar Pollon como candidato a prefeito de Campo Grande, só subirá no palanque do candidato do seu partido. Ou seja, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) não poderá contar com o apoio do ex-presidente na provável candidatura à reeleição da prefeita Adriane Lopes, bem como Riedel também não poderá esperar o apoio de Bolsonaro para a candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS).

Além de lançar candidatura própria nos principais municípios de Mato Grosso do Sul, com Marcos Pollon à frente do PL, a intenção do partido é consolidar a direita no Estado e buscar a união de todos os seus expoentes.

É do entendimento de Jair Bolsonaro e de Valdemar da Costa Neto que o PL precisa se fortalecer em Mato Grosso do Sul para o embate de 2026, quando o partido pretende lançar o ex-presidente para disputar a Presidência da República novamente.

Procurado pela reportagem, o deputado federal Marcos Pollon não retornou até o fechamento desta matéria, e o espaço continua aberto para que o parlamentar possa se pronunciar.

CUMPRIR O MANDATO

Já o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) disse ao Correio do Estado, por meio de sua assessoria de imprensa, que não pretende mais disputar a eleição para a prefeitura municipal de Dourados, entretanto, pretende trabalhar para formar uma chapa forte de vereadores para as eleições municipais do próximo ano.

Segundo o parlamentar, seu objetivo agora é cumprir o mandato de deputado federal, para o qual foi eleito no ano passado e pelo qual tem de mostrar trabalho para os seus eleitores em Mato Grosso do Sul, principalmente na região da Grande Dourados.

Ele ainda acrescentou que deve ajudar o partido na escolha de um nome forte para disputar a prefeitura municipal de Dourados em 2024, porém, seu foco será concluir o mandato parlamentar, fazendo um bom trabalho que possa lhe credenciar a buscar a reeleição em 2026.

SAIBA

Com 103.111 votos, Marcos Pollon (PL) foi o deputado federal mais votado por Mato Grosso
do Sul nas eleições gerais do ano passado. Com 41 anos de idade, ele é natural de Dourados (MS), segunda maior cidade do Estado. Advogado por formação, Pollon é amigo íntimo da família do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro e levanta várias bandeiras correlacionadas ao bolsonarismo. Tem especialização em Direito voltado para a área do agronegócio. Em 2003, também foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Por DANIEL PEDRA

correiodoestado

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia