Bonito reafirmou sua posição como referência mundial em turismo sustentável durante a FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes) 2025. O município recebeu, nesta quarta-feira (19), a Certificação Carbono Neutro, reconhecimento concedido pela Organização Internacional Green Initiative.
A certificação destaca Bonito como o primeiro destino de ecoturismo do mundo a alcançar esse status, consolidando-se como exemplo de inovação e compromisso ambiental no setor turístico global.
Voltada a empreendedores, representantes do setor público e instituições ligadas ao turismo e tecnologia, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) acontece na cidade até este sábado (22).
O Sebrae/MS tem atuação marcante no processo para que Bonito avance como destino Turístico Inteligente em desenvolvimento no país, especificamente com um projeto executado, em âmbito nacional, para auxiliar territórios na implementação do conceito, no qual o município está entre os 12 municípios acompanhados.
A instituição é uma das correalizadoras desta terceira edição da FIDI, juntamente com o Governo de Mato Grosso do Sul. O evento, organizado pelo Instituto Cidades do Futuro, da Argentina, também contou com o apoio do Sistema Fecomércio e da Prefeitura Municipal de Bonito.
Presente na abertura da feira, o governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância da iniciativa do município em se desenvolver como um destino inteligente e ainda sediar um evento relacionado à temática. “A realização da FIDI foi possível pela harmonia de várias instituições, o alinhamento do Estado com o município, juntamente com o setor privado, como o Sebrae e Sistema Fecomércio. Isso fez com que a cidade se tornasse protagonista naquilo que há de mais atual na tendência do turismo. Bonito alcançou um estágio de maturidade em relação ao segmento que viabiliza estar antenado com os desejos e anseios globais do turista, do cidadão de qualquer parte do mundo”, revelou.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a realização do evento colocou Bonito no centro do diálogo sobre as perspectivas do segmento, sobretudo pelo fato de o município estar atento às diretrizes de inovação e sustentabilidade.
“Para nós, é uma alegria fazer parte da história de Bonito. Desde a década de 1990 estamos presentes na cidade, oferecendo suporte aos empreendedores e apoiando no desenvolvimento do turismo, inclusive, implementamos aqui o Polo Sebrae de Ecoturismo. Hoje marcamos uma nova fase do município que é o fomento à internacionalização. Bonito já recebe muitos turistas estrangeiros, mas com a implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente, o município fortalece sua posição no cenário global, conquistando ainda mais reconhecimento por estar alinhado à principal tendência do segmento”, ressaltou Amarilha.
O presidente do Sistema Fecomércio e conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, enalteceu a importância do evento na história da cidade. “A participação de Bonito nessa feira, representa um marco importante para o desenvolvimento do turismo no Brasil e no mundo, promovendo reflexões e soluções inovadoras para um setor cada vez mais dinâmico e sustentável”, expôs.

Ter Bonito como sede para um evento mundial sobre uma das principais temáticas do setor, é um passo relevante para fomentar o diálogo sobre Destinos Turísticos Inteligentes localmente e coloca Mato Grosso do Sul em evidência no contexto internacional, de acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, Bruno Wendling.
“É uma estratégia bem consolidada, porque reunimos autoridades, investidores, empresários e lideranças do setor de países da América Latina nesses três dias. É um momento de muito networking, rodadas de negócios e agendas interessantes para podermos atrair novos investimentos, apresentando nosso portifólio e indicadores relevantes para o desenvolvimento de projetos e, junto com o Sebrae, fortalecemos essa parceria com o empresariado, para fomentar a capacidade de ampliar seus negócios”, esclareceu Wendling.
Para o coordenador geral da FIDI, Gonzalo La Rosa, o fato de Bonito estar se tornando um Destino Turístico Inteligente destaca o potencial da América Latina, onde a maioria dos recursos turísticos são naturais. “Os principais indicadores de sucesso para medir os impactos dos Destinos Inteligentes, são os modelos de um turismo inovador e sustentável e percebemos que há muitas regiões com a possibilidade de explorar isso”, pontuou.
Apoio ao desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes
Destinos Turísticos Inteligentes adotam inovação e tecnologia para melhorar a gestão do turismo, tornando-se mais sustentáveis, acessíveis e atrativos. Para apoiar municípios com potencial, o Sebrae desenvolve o projeto “Turismo Futuro Brasil” em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde 2023, 12 cidades, incluindo Bonito, recebem consultoria especializada para a implementação do conceito.

Durante o primeiro dia da FIDI, a analista-técnica do Sebrae Nacional Mariana Magalhães Cavalcante apresentou em uma palestra os resultados alcançados pela iniciativa em âmbito nacional. O projeto traça um diagnóstico da realidade local, elabora um plano estratégico para cada cidade e orienta a implementação de ações prioritárias. Com isso, os municípios fortalecem a infraestrutura turística e adotam soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Mariana, esse trabalho inclui também o envolvimento das comunidades e empreendedores locais. “Criamos jornadas para as pessoas entenderem como os pequenos negócios podem se inserir na cadeia do turismo, respeitando a etapa que estão naquele momento, desde a estruturação, até a comercialização e acesso ao mercado. Aqui em Bonito temos um espaço de disseminação desse conhecimento que é o Polo Sebrae de Ecoturismo, onde há várias trilhas voltadas aos empresários relacionadas à sustentabilidade e segurança, por exemplo”, explicou.
Planejamento estratégico de Bonito
Bonito tem se destacado pelo compromisso em modernizar a gestão turística do município, aprimorar a experiência do visitante e garantir a sustentabilidade do destino. Um dos avanços foi criação do Planejamento Integrado do Turismo “Bonito +5”, lançado durante a FIDI. Consolidado com o apoio do Sebrae, o documento traz o planejamento estratégico do município, integrando ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e iniciativas de marketing voltadas à promoção do território, tudo isso de forma alinhada à implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente.

Na data, o planejamento foi apresentado pela vice-prefeita e secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito, Juliane Salvadori: “Foi um resultado de muitos anos de trabalho, especialmente os últimos três, quando Bonito faz parte da metodologia do Destino Turístico Inteligente, tanto dos editais do Sebrae, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), quanto do Ministério do Turismo. Então, é realmente algo muito especial para nós, porque hoje estamos aqui, primeiro mostrando nossas belezas naturais e tudo que Bonito já oferece, poder ser modelo de gestão, o sistema de voucher, capacidade de carga dos atrativos, isso todos os participantes já vão poder conhecer de perto. E, além disso, nós já estamos lançando três ações já dentro dos eixos do DTI”.
As iniciativas adotadas abrangem eixos como gestão estratégica, experiência do turista, competitividade e inovação, e sustentabilidade. Uma das ações implementadas é a ampliação do acesso às informações turísticas a partir do fortalecimento do site da Secretaria Municipal de Turismo com a integração ao Observatório de Turismo.V
oltada a empreendedores, representantes do setor público e instituições ligadas ao turismo e tecnologia, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) começou nessa quarta-feira (19), no Centro de Convenções de Bonito. Considerada referência no país em Ecoturismo, a cidade, rica em belezas naturais, agora também se apresenta como um Destino Turístico Inteligente em desenvolvimento.
Esse passo importante foi dado com o apoio do Sebrae, por meio de um projeto executado, em âmbito nacional, para auxiliar territórios na implementação do conceito, e Bonito está entre os 12 municípios acompanhados. A instituição é uma das correalizadoras desta terceira edição da FIDI, juntamente com o Governo de Mato Grosso do Sul. O evento, organizado pelo Instituto Cidades do Futuro, da Argentina, também contou com o apoio do Sistema Fecomércio e da Prefeitura Municipal de Bonito.
Presente na abertura da feira, o governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância da iniciativa do município em se desenvolver como um destino inteligente e ainda sediar um evento relacionado à temática. “A realização da FIDI foi possível pela harmonia de várias instituições, o alinhamento do Estado com o município, juntamente com o setor privado, como o Sebrae e Sistema Fecomércio. Isso fez com que a cidade se tornasse protagonista naquilo que há de mais atual na tendência do turismo. Bonito alcançou um estágio de maturidade em relação ao segmento que viabiliza estar antenado com os desejos e anseios globais do turista, do cidadão de qualquer parte do mundo”, revelou.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a realização do evento colocou Bonito no centro do diálogo sobre as perspectivas do segmento, sobretudo pelo fato de o município estar atento às diretrizes de inovação e sustentabilidade.
“Para nós, é uma alegria fazer parte da história de Bonito. Desde a década de 1990 estamos presentes na cidade, oferecendo suporte aos empreendedores e apoiando no desenvolvimento do turismo, inclusive, implementamos aqui o Polo Sebrae de Ecoturismo. Hoje marcamos uma nova fase do município que é o fomento à internacionalização. Bonito já recebe muitos turistas estrangeiros, mas com a implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente, o município fortalece sua posição no cenário global, conquistando ainda mais reconhecimento por estar alinhado à principal tendência do segmento”, ressaltou Amarilha.
O presidente do Sistema Fecomércio e conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, enalteceu a importância do evento na história da cidade. “A participação de Bonito nessa feira, representa um marco importante para o desenvolvimento do turismo no Brasil e no mundo, promovendo reflexões e soluções inovadoras para um setor cada vez mais dinâmico e sustentável”, expôs.

Ter Bonito como sede para um evento mundial sobre uma das principais temáticas do setor, é um passo relevante para fomentar o diálogo sobre Destinos Turísticos Inteligentes localmente e coloca Mato Grosso do Sul em evidência no contexto internacional, de acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, Bruno Wendling.
“É uma estratégia bem consolidada, porque reunimos autoridades, investidores, empresários e lideranças do setor de países da América Latina nesses três dias. É um momento de muito networking, rodadas de negócios e agendas interessantes para podermos atrair novos investimentos, apresentando nosso portifólio e indicadores relevantes para o desenvolvimento de projetos e, junto com o Sebrae, fortalecemos essa parceria com o empresariado, para fomentar a capacidade de ampliar seus negócios”, esclareceu Wendling.
Para o coordenador geral da FIDI, Gonzalo La Rosa, o fato de Bonito estar se tornando um Destino Turístico Inteligente destaca o potencial da América Latina, onde a maioria dos recursos turísticos são naturais. “Os principais indicadores de sucesso para medir os impactos dos Destinos Inteligentes, são os modelos de um turismo inovador e sustentável e percebemos que há muitas regiões com a possibilidade de explorar isso”, pontuou.
Apoio ao desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes
Destinos Turísticos Inteligentes adotam inovação e tecnologia para melhorar a gestão do turismo, tornando-se mais sustentáveis, acessíveis e atrativos. Para apoiar municípios com potencial, o Sebrae desenvolve o projeto “Turismo Futuro Brasil” em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde 2023, 12 cidades, incluindo Bonito, recebem consultoria especializada para a implementação do conceito.

Durante o primeiro dia da FIDI, a analista-técnica do Sebrae Nacional Mariana Magalhães Cavalcante apresentou em uma palestra os resultados alcançados pela iniciativa em âmbito nacional. O projeto traça um diagnóstico da realidade local, elabora um plano estratégico para cada cidade e orienta a implementação de ações prioritárias. Com isso, os municípios fortalecem a infraestrutura turística e adotam soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Mariana, esse trabalho inclui também o envolvimento das comunidades e empreendedores locais. “Criamos jornadas para as pessoas entenderem como os pequenos negócios podem se inserir na cadeia do turismo, respeitando a etapa que estão naquele momento, desde a estruturação, até a comercialização e acesso ao mercado. Aqui em Bonito temos um espaço de disseminação desse conhecimento que é o Polo Sebrae de Ecoturismo, onde há várias trilhas voltadas aos empresários relacionadas à sustentabilidade e segurança, por exemplo”, explicou.
Planejamento estratégico de Bonito
Bonito tem se destacado pelo compromisso em modernizar a gestão turística do município, aprimorar a experiência do visitante e garantir a sustentabilidade do destino. Um dos avanços foi criação do Planejamento Integrado do Turismo “Bonito +5”, lançado durante a FIDI. Consolidado com o apoio do Sebrae, o documento traz o planejamento estratégico do município, integrando ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e iniciativas de marketing voltadas à promoção do território, tudo isso de forma alinhada à implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente.

Na data, o planejamento foi apresentado pela vice-prefeita e secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito, Juliane Salvadori: “Foi um resultado de muitos anos de trabalho, especialmente os últimos três, quando Bonito faz parte da metodologia do Destino Turístico Inteligente, tanto dos editais do Sebrae, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), quanto do Ministério do Turismo. Então, é realmente algo muito especial para nós, porque hoje estamos aqui, primeiro mostrando nossas belezas naturais e tudo que Bonito já oferece, poder ser modelo de gestão, o sistema de voucher, capacidade de carga dos atrativos, isso todos os participantes já vão poder conhecer de perto. E, além disso, nós já estamos lançando três ações já dentro dos eixos do DTI”.
As iniciativas adotadas abrangem eixos como gestão estratégica, experiência do turista, competitividade e inovação, e sustentabilidade. Uma das ações implementadas é a ampliação do acesso às informações turísticas a partir do fortalecimento do site da Secretaria Municipal de Turismo com a integração ao Observatório de Turismo.
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