O Botafogo foi derrotado pelo Cuiabá por 1 a 0, neste domingo (29), no Estádio Nilton Santos, pela 30ª rodada do Brasileirão. O paraguaio Isidro Pitta marcou o gol da partida, no segundo tempo.O grande personagem da noite foi o goleiro Walter, do Dourado, que fez diversas defesas difíceis, uma delas nos acréscimos do segundo tempo, em finalização de Tiquinho Soares.
Com isso, a vantagem do Alvinegro na liderança do Campeonato Brasileiro, que já foi de 13 pontos, caiu para seis. O Botafogo fica com 59 pontos, enquanto o Palmeiras, vice-líder, tem 53, mas com um jogo a mais.
Final antecipada na 31ª rodada?
A próxima rodada terá exatamente o duelo entre Botafogo e Palmeiras, na quarta-feira (1/11), às 21h30 (de Brasília), que deve ser decisivo para a disputa do título.
O Cuiabá, por sua vez, praticamente se livra do risco de rebaixamento, chegando a 40 pontos e ganhando duas posições, em 10º da tabela. O Dourado encara o desesperado Vasco, na próxima quinta-feira (2), na Arena Pantanal.
Dificuldades na criação
O primeiro tempo ficou marcado pela dificuldade do Botafogo na criação. O time de Lucio Flavio teve a posse de bola, mas não imprimiu o ritmo de jogo habitual. O Alvinegro forçou o jogo pelos lados, principalmente com Júnior Santos e Di Plácido, mas os inúmeros cruzamentos não tiveram sucesso.
Com a entrada da área congestionada, o Botafogo só conseguiu construir por dentro ao 30 minutos. Ao tabelar com Tiquinho Soares, Luís Henrique finalizou da entrada da área, mas Walter defendeu.
VAR em ação: gol anulado
Se as finalizações do Botafogo não exigiram muito de Walter, o Cuiabá nem testou Lucas Perri. O Dourado não chutou uma única bola na direção do gol alvinegro antes do intervalo. Foram 45 minutos mais acréscimos dedicados a se defender, até mesmo com Deyverson recuando próximo a sua área.
De tanto insistir na bola aérea, o Botafogo chegou a marcar com Cuesta, mas o gol foi anulado pelo VAR por conta do toque de mão do zagueiro ao dominar a bola. Foi o último lance da primeira etapa.
Isidro Pitta abre o placar
O segundo tempo começou da mesma forma, mas quem abriu o placar foi o Cuiabá. Aos sete, Luís Henrique perdeu a bola para Denilson, que logo lançou para Isidro Pitta. Lucas Perri saiu da área para cortar, mas o chutão explodiu no atacante adversário e voltou na direção da meta do Botafogo.
Então, Pitta disputou na velocidade com Di Plácido até tocar na bola, de carrinho, e marcar o gol: 1 a 0.
Botafogo sem respostas
Atrás do placar, o Botafogo encontrou-se sem respostas no Nilton Santos. A dificuldade em construir continuou. Lucio Flavio apostou nas entradas de Segovinha, Hugo e Janderson, mas o cenário seguiu o mesmo. A insistência na bola aérea não rendeu grande perigo além de uma cabeçada de Adryelson.
Já nos acréscimos, Tiquinho Soares exigiu de Walter a melhor defesa do jogo. O goleiro do Cuiabá se esticou todo e evitou o gol de empate do Botafogo.
Desta forma, o Cuiabá se segurou e conquistou três pontos importantes, se afastando de vez da zona de rebaixamento. O Botafogo, por sua vez, amargou a quarta partida sem vencer como mandante.
Botafogo 0 x 1 Cuiabá
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê (Carlos Alberto) e Eduardo (Janderson); Júnior Santos, Luís Henrique (Segovinha) e Tiquinho Soares. Técnico: Lucio Flavio.
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme (PK); Raniele, Lucas Mineiro (Filipe Augusto) e Denilson (Fernando Sobral); Clayson (Jonathan Cafu), Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson. Técnico: António Oliveira.
Gols: Isidro Pitta (7’/2ºT), do Cuiabá.
Cartão amarelo: Victor Cuesta (BOT); Alan Empereur, Lucas Mineiro, Denilson, Walter e António Oliveira (CUI).
Renda e público: 27.859 pagantes / 30.659 presentes / R$1.031.390,00.
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
Data e hora: 29 de outubro de 2023, às 20h (de Brasília).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Leone Carvalho Rocha (GO).
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS).