Home » Bracell e Governo de MS assinam compromisso que protegerá parques e florestas nativas

Bracell e Governo de MS assinam compromisso que protegerá parques e florestas nativas

Iniciativa inédita, o “Compromisso Um para Um” vai preservar as áreas do Prosa e Segredo, em Campo Grande; região do Taquari, em Alcinópolis; e parques de Três Lagoas

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A Bracell, empresa do grupo RGE, líder global na produção de celulose solúvel reforça seu empenho em promover a biodiversidade e clima por meio do lançamento oficial do “Compromisso Um Para Um” em Mato Grosso do Sul. A iniciativa inédita no setor de celulose estabelece a meta de proteger, conservar ou restaurar 1 hectare de floresta nativa para cada 1 hectare plantado de eucalipto até 2025.

A assinatura do documento entre a Bracell e o Governo de Mato Grosso do Sul, aconteceu na última segunda-feira, 28, e contou com a presença do governador do estado, Eduardo Riedel; Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Ângelo Guerreiro, prefeito de Três Lagoas (MS); além da diretoria da Bracell, representada por Mauro Quirino, head de Operações Florestais; João Augusti, gerente de Sustentabilidade; Manoel Browne, diretor de Relações Institucionais, Governamentais e Comunidades; José Márcio Bizon, gerente sênior de Operações Florestais e Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais.

A parceria beneficiará o Parque Estadual do Prosa e o Parque Estadual Matas do Segredo, ambos localizados dentro do perímetro urbano de Campo Grande e diretamente impactados pelo crescimento do município.

“O compromisso nos ajuda a proteger as áreas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. É nosso compromisso ser sustentável e queremos inovar a indústria de celulose, nos empenhando a continuar na vanguarda, fornecendo produtos diversificados de florestas plantadas gerenciadas de forma sustentável”, disse Augusti.

Outra unidade de conservação contemplada é o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari – importante rio que deságua na planície pantaneira. Em junho deste ano, a Bracell e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) fecharam um convênio no desenvolvimento de ações de prevenção a incêndios no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, localizado na Região Norte do estado. Serão fornecidos serviços e equipamentos que ajudarão na proteção da vegetação e da restauração direta em uma área de 1.300 hectares, que estão com o solo degradado e precisam ser restaurados em um prazo de seis anos.

“Durante a reunião, o governador deixou muito claro que a questão da agenda verde em Mato Grosso do Sul é prioritária. A Bracell tem uma linha de sustentabilidade e que está alinhada estrategicamente com a proposta do Governo. Queremos mostrar que esse setor está em expansão, mas com os conceitos ESG inseridos. Então, é pensar verde, pensar na sustentabilidade e no sistema de cooperação entre setor privado e setor público”, afirmou Verruck.

Além dessas regiões, o Parque Natural Municipal do Pombo, que compreende a divisa dos municípios de Três Lagoas e Água Clara, também receberá recursos do “Compromisso Um para Um”. A unidade é a maior remanescente de cerrado no leste de Mato Grosso do Sul, com mais de 8 mil hectares. Além dessa reserva, o Parque Natural Municipal das Capivaras também está mapeado no plano de incentivo para preservação da biodiversidade da Bracell.

“É um compromisso que é bom para as duas partes, tanto a municipalidade, que assume uma parte da sua responsabilidade e a outra que também evita as queimadas, que ultimamente têm sido muitas e envolve um sério trabalho a ser feito. É uma parceria que contribuiu muito, um trabalho essencial que só vem para engrandecer e fortalecer ainda mais”, disse Ângelo Guerreiro, prefeito de Três Lagoas.

Em 2022, o “Um Para Um” iniciou suas ações em todos os estados de atuação da Bracell no Brasil – São Paulo e Bahia – e agora, se estende ao Mato Grosso do Sul. O compromisso ainda vai ao encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) apontam que no Brasil existem 6,05 milhões de hectares de áreas de conservação. Assim, com o “Um Para Um”, a Bracell contribuirá com a expansão da proteção da floresta nativa no país.

 

Foto: Divulgação Bracell

Portal Celulose

Leia também: