Bracell reconsidera investimento bilionário em Água Clara e avalia Bataguassu como alternativa

lestenewsms

A Bracell, empresa do grupo asiático Royal Golden Eagle (RGE), está reavaliando seus planos de investimento em Mato Grosso do Sul. Inicialmente, a companhia havia anunciado, em novembro de 2024, a intenção de construir uma fábrica de celulose em Água Clara, com um aporte de US$ 4 bilhões e capacidade para produzir 2,8 milhões de toneladas anuais. No entanto, a empresa solicitou recentemente um novo termo de referência para realizar estudos de impacto ambiental em Bataguassu, indicando uma possível mudança de foco para este município.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Jaime Verruck, confirmou que a Bracell está avaliando qual dos dois projetos será priorizado. “A empresa solicitou termos de referência para ambos os locais e, conforme o andamento dos estudos, decidirá qual empreendimento será o primeiro”, afirmou Verruck durante evento no Bioparque Pantanal.

A possível alteração nos planos originais gerou especulações no setor florestal sobre o futuro do projeto em Água Clara. Consultores interpretam o novo pedido de licenciamento ambiental para Bataguassu como um indicativo de que a empresa pode estar reconsiderando sua estratégia inicial. Além disso, há relatos de que a Bracell tem demonstrado desinteresse em arrendar terras na região de Ribas do Rio Pardo, próxima a Água Clara, reforçando a hipótese de mudança nos planos de investimento.

A decisão final da Bracell dependerá dos resultados dos estudos de impacto ambiental e de viabilidade econômica em ambos os municípios. Enquanto isso, as comunidades locais aguardam definições que poderão influenciar significativamente o desenvolvimento econômico e social das regiões envolvidas.

Notícias relacionadas

Na missão de erradicar a extrema pobreza, funcionários do Mais Social são treinados para iniciar busca ativa

Cassilândia adere oficialmente à campanha “Doe livros, transforme vidas!” .

Vereadora Wanice Luciana destaca 93 anos da conquista do voto feminino.