Home » Câmara de Ribas do Rio Pardo analisa projeto que cria Auxílio-Babá na cidade

Câmara de Ribas do Rio Pardo analisa projeto que cria Auxílio-Babá na cidade

O objetivo é fazer com que as 212 crianças que estão na lista de espera para uma vaga nas escolas possam ter uma babá enquanto as mães trabalham

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Tramita desde o último dia 30 na Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei nº 76/2023, que institui o Programa Auxílio-Babá.

O texto foi encaminhada pela Prefeitura.

O projeto decorre da necessidade de minimizar os problemas causados pela ausência de vagas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

A Prefeitura informa que duas creches estão em fase de licitação e serão construídas até o próximo ano. A EMEI Raio de Sol será construída no bairro Jardim dos Estados e EMEI Aquarela será edificada no bairro São Sebastião. Enquanto as novas EMEIs não ficam prontas, a ideia é conseguir resolver a situação de 212 crianças que aguardam por vagas.

Com o Auxílio-Babá, as mães conseguiriam pagar uma pessoa para cuidar dos seus filhos enquanto trabalham, principalmente porque o valor do benefício será de R$ 800.  Este benefício poderá ser acumulado com qualquer outro de transferência de renda. No entanto, é voltado para crianças com idade entre 0 e 3 anos.

O projeto vai envolver duas secretarias: a SED (Educação) e a SAS (Assistência Social). Isso porque a SED sabe quais são as famílias que necessitam das vagas e a SAS são quais são as que estão em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O secretário Municipal de Educação, Nizael Almeida, destacou que serão 300 vagas para o Auxílio-Babá e que nada medida em que as famílias conseguirem vagas nas EMEIs, elas saem do programa, dando vaga para outras pessoas.

A secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, informou que haverá um acompanhamento destas famílias para garantir que o serviço seja feito com qualidade.

 

Os secretários Nizael Almeida (Educação), e Jaqueline Arimura (Assistência Social) (Foto: Prefeitura)

conjunturaonline

Leia também: