Carreta de Amor realizará atendimentos em Paranaíba

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital de Amor de Campo Grande, promoverá atendimentos de prevenção à saúde por meio da unidade móvel, com a realização de exames preventivos, entre os dias 5 e 8 de novembro, em alusão ao “Outubro Rosa”.

Os atendimentos ocorrerão no Centro de Eventos Carnaíba, e, para participar, as mulheres devem se dirigir às suas respectivas unidades de saúde para realizar o cadastramento. É necessário apresentar cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Serão disponibilizados 170 exames preventivos (Papanicolau) e 170 mamografias. A faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde para a realização desses exames é de 40 a 69 anos para a mamografia e de 25 a 64 anos para o exame preventivo Papanicolau.

Esta ação tem como principal objetivo intensificar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer de colo do útero, dois dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres. O movimento Outubro Rosa visa conscientizar sobre a importância do autoexame, do acompanhamento médico regular e dos exames preventivos, pois a detecção precoce aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e cura.

O câncer de mama e o câncer do colo do útero são responsáveis por grande parte das mortes femininas, mas, quando diagnosticados precocemente, as possibilidades de tratamento são muito mais favoráveis. Este mês é um lembrete vital para todas as mulheres sobre a importância de cuidar da própria saúde e de realizar os exames regularmente.

A ação de saúde em Paranaíba, com a Carreta de Amor, reflete o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da saúde e o bem-estar da população, além de reforçar a relevância da prevenção e do cuidado contínuo para a saúde da mulher.

DECOM

Luana Chaves

Imagem: Antonio Agostini

Notícias relacionadas

Governo do Estado e IFMS aproximam áreas prioritárias da educação pública para beneficiar estudantes de MS

Embratur, Sebrae e Fundtur MS levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal

Três Lagoas está em 1º lugar entre as maiores cidades de MS no Índice de Desenvolvimento Sustentável