Mato Grosso do Sul registrou 16.131 casos confirmados de dengue em 2024, segundo o boletim da 49ª semana epidemiológica divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (11). O estado contabiliza 32 óbitos relacionados à doença, com 17 mortes ainda sob investigação.
Nos últimos 14 dias, municípios como Jateí, Japorã, Caracol, Juti, Água Clara, Aquidauana, Rio Brilhante, Itaquiraí, Bataguassu, Jardim, Ivinhema, Chapadão do Sul, Amambai e Maracaju apresentaram baixa incidência de casos confirmados. As mortes ocorreram em cidades como Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, entre outras, sendo que 15 das vítimas tinham comorbidades.
Para combater a disseminação da dengue, a SES já aplicou 113.027 doses da vacina destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. O estado recebeu 189.910 doses do Ministério da Saúde, com o esquema vacinal composto por duas doses, administradas com intervalo de três meses.
Em relação à chikungunya, foram registrados 2.817 casos prováveis, com 921 confirmações e sem registros de óbitos. A SES reforça a importância de evitar a automedicação e orienta que, ao surgirem sintomas de dengue ou chikungunya, a população procure uma unidade de saúde.