O cassilandense Leonardo Castro Ferreira, 19 anos que vem se destacando cada vez mais no cenário nacional nas competições no rodeio em touros, e neste final de semana ficou com o 3° lugar no Iron Cowboy (cowboy de ferro, em tradução livre) na cidade de Americana – SP.
Leonardo Castro que é filho do ex peão de rodeio Cassius Clay Ferreira, na semana anterior ao Iron Cowboy já havia ficado na terceira colocação na 35ª Festa do Peão de Americana onde competiu pela primeira vez.
O modelo de disputa do Iron Cowboy é totalmente diferente da forma que é realizado na maioria dos rodeios pelo Brasil.
Segundo o site da PBR Brasil, o Iron Cowboy Americana 2023 foi dividido em duas fases contando com 33 competidores que foram selecionados através do ranking nacional e internacional da PBR. Na Fase Classificatória cada competidor fez uma montaria na sexta-feira – 16(Round 1) e outra no sábado-18 (Round 2). Os 20 melhores competidores na somatória de notas das duas apresentações se classificaram para a Fase Final que aconteceu neste domingo (18) e foi composta por mais quatro rodadas de competição. No domingo os 20 classificados para a Fase Final fez mais uma apresentação no Round 3 e os oito melhores na somatória geral (Round 1 + Round 2 + Round 3) avançam para o Round 4. Os oito classificados para o Round 4 fizeram mais uma apresentação cada um e a somatória geral das notas definiu os quatro competidores que avançaram ao Round 5 (semifinal).
A partir do Round 5 a somatória de notas foi zerada. Os quatro semifinalistas fizeram mais uma apresentação cada um no Round 5 e os dois competidores que obtiverem as melhores notas deste Round fizeram a grande Final (Round 6).
Leonardo castro chegou até o Round 5 liderando a competição em notas, mas acabou caindo no seu touro e não conseguiu garantir sua ida para disputa final, ficando na terceira colocação.
O campeão foi Sandro Batista (Pedra Preta-MT) que faturou o bônus de R$ 90 mil e ganhou ainda mais de R$ 9 mil de bônus durante os Rounds. O segundo colocado do Iron Cowboy Americana foi o atual campeão nacional da PBR, Cássio Dias (São Francisco de Sales-MG).
Outro importante destaque do evento foi à participação do elenco do time Austin Gamblers, que veio ao Brasil fazer a sua pré-temporada destaque para o bicampeão mundial o sul-matogrossense José Vitor Leme e o jovem talento americano Austin Richardson que terminou em quarto lugar na competição. O atual campeão mundial Rafael José de Brito também competiu no Irom Cowboy, mas não conseguiu se classificar.
Leonardo Castro Ferreira irá compor a equipe do Kansas City Outlaws na disputa por equipes que acontece no segundo semestre na PBR americana.
Classificação Final – Iron Cowboy Americana
1 – Sandro Batista, Pedra Preta-MT
2 – Cássio Dias, São Francisco de Sales-MG
3 – Leonardo Castro, Cassilândia-MS
4 – Austin Richardson, Dallas-TX (EUA)
5 – Cladson Rodolfo, Pilar do Sul-SP
6 – Miguel de Jesus, Campo Limpo de Goiás-GO
7 – Felipe Furlan, Sales Oliveira-SP
8 – Rafael Parra, Mandaguaçu-PR
Classificação Final – 35ª Festa do Peão de Americana-SP
1 – João Lucas Campos, Porto Feliz-SP – 348,75 pontos
2 – Jean Fernandes, Crixás-GO – 330,00 pontos
3 – Leonardo de Castro, Cassilândia-MS – 326,50 pontos
4 – Cláudio Montanha Jr., Rib. dos Índios-SP – 261,50 pontos
5 – Cássio Dias, S. F. Sales-MG – 252,75 pontos
* O Correio News