Com Mato Grosso do Sul tendo dado um salto importante, atraindo gigantes da citricultura para instalar suas produções no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) está oferecendo cursos gratuitos para quem deseja trabalhar na área..
Após estabelecer uma legislação rígida de controle de doenças, com destaque para o combate ao “greening” e a proibição da murta, o Estado, que já viveu um boom na produção de celulose, agora caminha para se consolidar como o “vale do citro”.
O Governo do Estado também contribuiu para a expansão do setor ao reduzir a carga tributária nas operações interestaduais de laranjas destinadas à industrialização. A redução de 80% no ICMS será válida até 2032, incidindo sobre o valor do imposto debitado na saída do produto.
Projeções econômicas
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul deverá crescer 6,8% em 2025, ultrapassando R$ 227 bilhões, impulsionado pelo agronegócio e a agroindustrialização.
Investimentos no setor cítrico
Com condições climáticas e topográficas favoráveis, o setor cítrico do Estado tem potencial para alcançar 30 mil hectares de laranja plantados nos próximos anos, segundo o Departamento Técnico do Sistema Famasul.
Empresas líderes do setor já estão investindo no Estado:
- Grupo Cutrale: anunciou R$ 500 milhões para o plantio de 5 mil hectares na Fazenda Aracoara, entre Sidrolândia e Campo Grande.
- Grupo Junqueira Rodas: iniciou um projeto para cultivar 1,5 mil hectares em Paranaíba, na região do Bolsão.
- Citrosuco: estuda a instalação de um empreendimento nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas ou Paranaíba.
Capacitação de trabalhadores
Com a cadeia produtiva em expansão, a demanda por mão de obra qualificada aumentará significativamente. Nesse contexto, o Senar Capacita está oferecendo o Curso Técnico em Fruticultura gratuitamente.
Formato do curso:
- 70% da carga horária a distância.
- 30% de forma presencial, no polo de Campo Grande.
O curso desenvolve competências relacionadas à produção, gestão e controle do processo produtivo de frutíferas.
“O crescimento da citricultura em Mato Grosso do Sul já é uma realidade, e o mercado precisa de profissionais capacitados para atender a demanda. Nosso curso é ideal para quem deseja entrar no agro com uma formação diferenciada. Basta estudar conosco”, destacou Gustavo Cavalca, diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS.
Outras formações disponíveis
Além do curso de Fruticultura, o Senar/MS oferece outras seis formações técnicas em 13 municípios, com 480 vagas abertas:
- Agropecuária
- Florestas
- Sistemas de Produção de Animais Ruminantes
- Agronegócio
- Zootecnia
- Agricultura e Fruticultura
As formações têm duração de dois anos e visam preparar profissionais para atender às demandas do mercado e às inovações do setor agropecuário.
As inscrições vão até o dia 17 de janeiro de 2025, e mais informações podem ser obtidas no site: etec.senar.org.br.
Funcionário da Fazenda Pouso Alegre fazendo a colheita da laranja – Fotos: Bruno Rezende