Congresso Internacional de Direitos Humanos reúne especialistas em Paranaíba

A abertura do V Congresso Internacional dos Direitos Humanos na noite de ontem (29) foi marcada pela palestra do Juiz de Direito de Rio Verde- GO, dr. Gustavo Baratella que abordou o tema “Cuidado como Direito Humano Fundamental”.

Para ele, embora o Brasil tenha ratificado junto à ONU tratados em favor dos Direitos Humanos, existe um déficit de eficiência das normas e ações destinadas ao cuidado com pessoas vulneráveis, em especial junto às crianças.

“Entre a base legal, formada por um arcabouço normativo e a realidade enfrentada no dia a dia existe uma inércia que é persistente em nossa sociedade”, apontou. Estudioso do tema em sua atuação na magistratura no Estado de Goiás, ele defende medidas efetivas para fazer acontecer o cuidado com a proteção da infância nas situações de vulnerabilidade.

Na solenidade de abertura, o prefeito Maycol Queiroz efetuou uma explanação das ações de sua administração que no seu entendimento, configuram se como defesa dos direitos humanos. “ Quando reformamos escolas, quando fornecemos merenda, quando garantimos acesso à saúde, esporte e lazer, estamos no fundo cuidando de nossas crianças, esperança do futuro”, assinalou o chefe do executivo.

O Congresso Internacional promovido pelas Faculdades Integradas de Paranaiba (Fipar) está sendo realizado no espaço Casarão eventos e reúne mais de 100 participantes, a maioria estudantes, advogados e profissionais ligados ao Direito.

Para a noite desta terça-feira (30), estão programadas as palestras do dr. Matheus Cartapatti, professor de Direito Penal, Promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e titular na comarca de Aparecida do Taboado. Ele apresenta o tema “As funções da sanção criminal e a razão de sua aplicação no Estado Democrático e de Direito”.

Em seguida, o tema “A violência doméstica e familiar no âmbito dos Direitos Humanos” será abordado pela dra. Natasha Feighelstein, advogada, secretária geral da Comissão Nacional dos Direitos Humanos.

Por Roberto Chamorro

JORNAL TRIBUNA LIVRE

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia