Home » Coxim sedia terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul

Coxim sedia terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A próxima parada dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2024 será em Coxim. O município recebe as disputas da terceira divisão do futsal masculino e voleibol feminino, da faixa etária de 12 a 14 anos, entre os dias 9 e 14 de julho.

A solenidade de abertura está marcada para terça-feira (9), às 19 horas, na Praça Zacarias Mourão. A competição é organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), órgão subordinado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Neste ano, a primeira etapa dos Jogos Escolares aconteceu em Campo Grande, de 6 a 24 de junho, com participação dos estudantes-atletas de 12 a 14 anos. Além das disputas da primeira e segunda divisão das modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), mais 12 modalidades entraram em ação: atletismo, badminton, vôlei de praia, ciclismo, judô, taekwondo, wrestling (luta olímpica), natação, ginástica artística, ginástica rítmica, karatê e xadrez.

Durante os seis dias de competições, a terceira divisão promete movimentar Coxim, com a participação de 27 municípios e 422 atletas (162 no feminino e 260 no masculino). As partidas de voleibol acontecerão na quadra poliesportiva da Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura. Já as de futsal serão no Ginásio Municipal Fernando Fontoura, Ginásio Ademir Mochi e campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

“Levar uma etapa dos Jogos Escolares da Juventude para Coxim é uma grande oportunidade para nossos jovens atletas e também para a economia local. Este evento movimenta a rede hoteleira, restaurantes, comércios e serviços, gerando um impacto positivo significativo. Além de promover o desenvolvimento esportivo, estamos impulsionando o crescimento econômico e social do interior do estado”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, uma das principais características da terceira divisão é a oportunidade de dar novas chances para os atletas. “Esta etapa é um trampolim, uma nova chance para que os jovens possam mostrar seu talento e sua capacidade de superação. Queremos que todos tenham a oportunidade de crescer, evoluir e, quem sabe, ascender para divisões superiores. Esta é a essência do esporte: oferecer sempre novas oportunidades e desafios”.

De acordo com a diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva, Karina Quaini, a intenção da terceira divisão é tornar o esporte acessível e proporcionar aos atletas a oportunidade de superação. “Nossa meta é possibilitar que essas equipes tenham a chance de ascender à segunda divisão e, assim, aprimorar suas habilidades técnicas e competitivas”.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Paulo Palhares/CRE-TL (arquivo)

Leia também: