Decreto dispensa emissão de NF para transporte sem fins comerciais de todos os equídeos

Decreto 16.509 publicado no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (22) estende a dispensa de emissão de Nota Fiscal no transporte interno de animal sem fins comerciais para todos os equídeos, que compreendem os animais das espécies equino (cavalo), asinino (asno) e muares (burro).

Essa era uma antiga reivindicação dos criadores de Mato Grosso do Sul e que agora é atendida com previsão legal.

O Decreto 16.509 alterou o decreto 9.203 de setembro de 1998 que já previa esse benefício, porém restrito ao transporte de equinos, conforme explicou Jaqueline Marques de Oliveira, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

A nova redação traz especificações quanto à natureza não comercial do transporte desses animais, que devem ser para as seguintes finalidades: cavalgada, clube de laço, concurso, desfile, prova, rodeio, treinamento, ou outros eventos de natureza desportiva; comitiva, condução de boiada ou tropa; coleta de material biológico, pesagem, pesquisa, trabalho e tratamento veterinário; exercício de atividades equestres ligados ao turismo, trabalho, policiamento ou de auxílio terapêutico.

Para garantir o benefício da isenção de emissão de nota fiscal, o contribuinte precisa portar outros documentos que atestem a sanidade e origem do animal, como a GTA (Guia de Trânsito Animal), comprovante de exame negativo para Anemia Infecciosa Equina, atestado de vacinação contra Influenza Equina, todos expedidos pela Iagro.

Além disso, a GTA deve estar vinculada ao transportador cadastrado no aplicativo eletrônico “Transportador Iagro”, exceto quando o animal esteja transitando a pé. O Decreto 16.509 entrou em vigor no dia de sua publicação.

conectems.com.br

Notícias relacionadas

Três Lagoas está em 1º lugar entre as maiores cidades de MS no Índice de Desenvolvimento Sustentável

Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista

Fabinho, um negro que saiu da roça em MS, virou juíz e hoje atua no STF