Dengue: Ações serão intensificadas para evitar avanço da Dengue em Selvíria; Apoio da população é importante

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de Controle de Vetores, irá intensificar as ações para evitar o avanço da Dengue no dengue e de outras doenças Município, como a Febre Chikungunya e o Zica Vírus, todas provocadas pelo mosquito aedes aegypti. E o apoio da população é fundamental.

É nessa época do ano, mais chuvosa, que o perigo aumenta. Por isso, os agentes devem intensificar as buscas por criadouros, além de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados.

 Em 2023 Selvíria registrou alta no número e casos de dengue. Foram 104, contra apenas oito em 2022. “A maioria desses casos foi registrada no primeiro semestre do ano passado, mais chuvoso. Por isso a importância dos cuidados nessa época. No segundo semestre, fizemos várias ações, que resultaram em uma queda significativa nos registros da doença”, explicou a bióloga Jeane Alves de Jesus, da Vigilância Sanitária de Selvíria.

Ações preventivas

É importante manter ações preventivas durante o verão, estação que acelera o ciclo de reprodução do mosquito devido ao aumento das temperaturas e chuvas.

As chuvas criam condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes, aumentando o risco de surtos de dengue e outras doenças, como zika e Chikungunya. Por isso, eliminar os criadouros deve ser uma tarefa contínua.

O que fazer para combater a dengue

– É importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.

– A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.

– Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

– Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

– Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.

Por: ASSECOM

Notícias relacionadas

Crianças do SER Mais visitam Mostra com telas pintadas por crianças com TEA

Volta da Feira Livre de Selvíria atrai grande público

Prefeitura de Selvíria irá cadastrar interessados em participar da Feira Livre