Após enfrentar baixas temperaturas e até sensação térmica negativa na última semana, Mato Grosso do Sul deve ter dias mais secos, com possibilidade de máximas acima dos 30ºC. Há dez dias, no dia 14 de junho, o Estado registrava uma madrugada gelada e sensação térmica de -2,5ºC em Ponta Porã, na região Sul.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma intensa massa de ar seco que atua na região central do Brasil deve influenciar o tempo estável no Estado nos próximos dias. A previsão é que Mato Grosso do Sul não registre chuvas até o fim de junho.
A expectativa para este fim de semana é de pouca variação nas temperaturas. As máximas nas regiões de Coxim e de Porto Murtinho é de 33ºC neste sábado (24), enquanto as mínimas estão previstas em 17ºC e 23ºC, respectivamente. Em Campo Grande, os termômetros podem variar de 18ºC a 30ºC.
A previsão para este fim de semana é de baixa umidade relativa de ar, entre 20 a 40%. O ideal recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é entre 50 a 60%.
Já no domingo, a expectativa é que as máximas também ultrapassem os 30ºC em algumas regiões do Estado.
A chuva só deve voltar para Mato Grosso do Sul no próximo mês, com expectativa de 10 mm entre 30 de junho a 08 de julho, especialmente na região extremo sul do estado.