Descoberta arqueológica na Gruta da Mesa pode revelar aspectos inéditos sobre povos antigos em Alcinópolis

Uma possível descoberta significativa está em andamento na Gruta da Mesa, localizada no Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim, em Alcinópolis. No último dia 29 de abril de 2024, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, liderada pelo secretário Nahur Tito, realizou uma visita ao local para acompanhar as escavações arqueológicas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Alcinópolis e as universidades UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), e é coordenada pelo Doutor em Arqueologia André Luís Ramos Soares. Durante a visita, o arqueólogo apresentou à equipe uma possível descoberta: uma das pinturas rupestres encontradas no local poderia representar um ciclo gestacional, acompanhada pela imagem de uma mulher grávida.
As escavações, que estão em pleno andamento, visam confirmar as datações dos povos que habitaram e transitaram pela região. Essa descoberta pode lançar uma nova luz sobre a história e a cultura dos habitantes ancestrais de Alcinópolis e sua relação com a região.
“A visita à Gruta da Mesa é um avanço significativo para a pesquisa arqueológica local e para a valorização do patrimônio histórico e cultural do município. Além disso, reforça o compromisso da Prefeitura de Alcinópolis em promover a preservação ambiental e o turismo sustentável. No retorno, a equipe avistou um grupo de araras azuis no Parque, encerrando o dia com um toque especial de natureza”, afirma o município em nota.
Da Redação
Foto: Assessoria

Notícias relacionadas

TRE-MS disponibiliza “Cartilha de Crimes Eleitorais 2024”

UEMS oferece 86 vagas em Paranaíba

Bebida Alcoólica proibida: Paranaíba terá lei seca para a eleição no domingo