Diretor do IFMS destaca importância da instituição para o desenvolvimento de Paranaíba e região

Em pronunciamento na última sessão da Câmara Municipal de Paranaíba, Genivaldo Davide Souza, diretor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), destacou a relevância da instituição para o desenvolvimento educacional e profissional da região. Genivaldo, natural de Paranaíba, abordou os desafios e avanços na implementação do campus local, ressaltando a importância do instituto na formação técnica, científica e tecnológica.

O diretor iniciou seu discurso agradecendo a presença dos vereadores e mencionando a trajetória do IFMS, que já conta com 15 anos de atuação no estado. Ele ressaltou que, devido à localização das unidades, muitas regiões, incluindo a Costa Leste do estado, ficaram inicialmente sem cobertura. No entanto, com a recente expansão e a criação de novos campi, Paranaíba foi beneficiada com a instalação de um polo de educação a distância.

Genivaldo explicou que o IFMS está alicerçado em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Ele destacou que a instituição oferece uma educação integrada, onde os alunos podem concluir o ensino médio juntamente com cursos técnicos, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para a continuidade acadêmica.

Durante o discurso, Genivaldo também mencionou a aprovação pela câmara municipal da doação de um terreno para a construção do novo campus. Ele destacou que a liberação dos recursos pelo Ministério da Educação (MEC) está pendente da documentação completa, incluindo a escritura do terreno. A construção do campus agrícola trará 70 vagas para docentes e 60 para técnicos administrativos, atendendo uma vasta região que inclui Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Cassilândia e Chapadão do Sul.

O diretor enfatizou a importância da participação da comunidade na escolha dos cursos oferecidos pelo instituto. Uma audiência pública foi convocada para discutir e decidir sobre os cursos mais adequados às necessidades locais, garantindo que o campus atenda de forma eficiente a demanda do mercado.

Genivaldo finalizou seu discurso destacando o compromisso do IFMS com a qualidade da educação pública e os diversos benefícios oferecidos aos alunos, incluindo bolsas de estudo e auxílio financeiro. Ele convidou a sociedade a participar ativamente do processo de implantação do campus, reforçando a importância da parceria entre a instituição e a comunidade local para o sucesso do projeto.

Foto : Hilton Bulhões

bulhoesdigital.com.br

Notícias relacionadas

TRE-MS disponibiliza “Cartilha de Crimes Eleitorais 2024”

UEMS oferece 86 vagas em Paranaíba

Bebida Alcoólica proibida: Paranaíba terá lei seca para a eleição no domingo