Dr. Ovando, Pollon e Rodolfo assinam CPI para investigar abuso de autoridade do TSE e do STF

Três deputados federais de Mato Grosso do Sul – Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL – assinaram o requerimento para criar a CPI para investigar abuso de autoridade por parte dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal. A proposta do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), do Rio Grande do Sul, é mais um capítulo na guerra entre os dois poderes.

O gaúcho obteve as 171 assinaturas necessárias para investigar os ministros da suprema corte após a morte do bolsonarista Cleriston Pereira da Cunha no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele estava preso por causa de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro e morreu após sofrer um mal súbito.

Cunha tinha solicitado prisão domiciliar em decorrência dos problemas de saúde, mas o pedido não foi analisado a tempo pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. No último, bolsonaristas realizaram protesto na Avenida Paulista por causa da morte de Cleriston no presídio.

Com a obtenção das 171 assinaturas mínimas para instalar a CPI, Hattem protocolou o pedido e a abertura só depende do aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), de Alagoas. O progressista tem uma dividia de gratidão com o Supremo, já que o ministro Gilmar Mendes arquivou, monocraticamente, uma investigação contra o presidente do legislativo por suspeita de corrupção em Alagoas.

A CPI vai investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade por membros do TSE e do STF.

“Infelizmente tem sido comum vermos ministros do TSE e do STF extrapolando suas competências e tomando para si decisões que são do Legislativo e do Executivo. Esse abuso de autoridade precisa de um basta, e é para isso que estamos propondo esta CPI”, explicou o deputado gaúcho.

O Novo também comemorou a obtenção de assinaturas necessárias em postagem na rede social X. “O deputado @marcelvanhattem conseguiu o apoio de 171 deputados e a CPI do Abuso de Autoridade do STF e do TSE finalmente será protocolada na Câmara. É um importante passo para restabelecer o equilíbrio institucional da democracia brasileira, que assiste ao crescimento constante da politização e dos excessos da Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

“A sociedade não ficará calada diante do abuso de qualquer tipo de poder, e o Congresso, como principal representante do povo brasileiro, deve assumir o papel que lhe cabe na criação de freios e contrapesos aos excessos dos outros poderes”, pontuou.

“Nada disso seria possível sem o apoio das mais de 500 mil pessoas que participaram do abaixo-assinado pela CPI. A todos que apoiaram, compartilharam e participaram dessa mobilização, e a todos os deputados que assinaram, nossos sinceros agradecimentos”, completou.

 

By 

Homepage

Notícias relacionadas

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

VEREADORES QUEREM ATRAIR MAIS INDÚSTRIAS E EMPREGOS PARA CG

Chuva e tempo instável predominam em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira