EE Jose Garcia Leal: Aos 91 anos, uma escola sem prédio

Por Roberto Chamorro

A tradicional escola localizada em frente à Praça da República encontra se em obras que se arrastam há dois anos. Diferente da reforma das outras escolas estaduais, sob responsabilidade do governo estadual, a reforma da EE José Garcia está sendo executada através de recurso de emendas federais. De acordo com o secretário estadual de Educação, Hélio El Daher, o atraso estava sendo motivada por falta de mão de obra, conforme alegou a empresa responsavel pela obra. Em visita à Paranaiba em março passado, o secretário garantiu o esforço para assegurar o retorno às aulas no segundo semestre.

Legenda – Foto 1957 – Memórias de  Paranaíba

Enquanto poucos trabalham no interior da escola, os quase mil alunos estão cumprindo o ano letivo nas dependências da Escola Estadual Aracilda Correa. O professor de História, Antoniel de Oliveira fez uma retrospectiva da escola fundada em 1933 com o nome de Escola Reunida de Paranaiba e ressaltou a importância da memória. “ A escola armazena grande parte da memória social em decorrência de seu cotidiano e de sua temporariedade.

Legenda  Foto 1967 – Memórias de Paranaíba

No evento idealizado pela Associação de Pais e Mestres, Colegiado Escolar e Grêmio Estudantil, foi feita homenagem ao professor Osmar Higino, ex diretor da escola. Um bolo de papelão com a frase “ Uma escola sem prédio” serviu como manifestação pela demora nas obras.

Ex-aluno do José Garcia, o vereador Edmar Pires Jr-Dólar, presidente da Câmara Municipal está mobilizando a classe política para buscar solução para que obras sejam aceleradas e entregues para a comunidade escolar.

O histórico da atual reforma começou em junho de 2022, quando a Secretaria Estadual de Educação destinou R$ 5,2 milhões para obras de reforma da Escola José Garcia Leal conforme extratos de contrato e convênio publicados no Diário Oficial do Estado (31/5), assinados pela secretária Maria Cecília Amêndola Mota, titular da pasta. A obra seria executada por Bruno Aparecido Queiroz ME (Alpha Engenharia e Serviços), com prazo de 365 dias para conclusão, sob pena de aplicação de multa por atrasos segundo o contrato.

blogdobolsao.com.br

Notícias relacionadas

Cassilândia: Mara Caseiro solicita aumento de efeito policial ambiental

Frigoríficos de MS suspendem vendas para Carrefour, Atacadão e Sam’s Club

Paranaiba – Grupo Conviver realiza roda de conversa sobre violência contra a mulher e racismo