Home » Eldorado Brasil desenvolve ferramenta para ajudar na experiência do colaborador

Eldorado Brasil desenvolve ferramenta para ajudar na experiência do colaborador

Com solução preditiva, empresa avança no investimento em gestão de pessoas

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Com mais de cinco mil colaboradores, a Eldorado Brasil Celulose, uma das mais eficientes e sustentáveis empresas do setor, é reconhecida no mercado por seu modelo de gestão focado na valorização de pessoas. Para melhorar a experiência do colaborador, a companhia desenvolveu internamente um modelo preditivo que ajuda a determinar as motivações sobre a escolha de ficar na empresa e, assim, traçar estratégias para a trajetória do profissional.

A criação da ferramenta envolveu as equipes de Tecnologia da Informação e de Recursos Humanos e levou em consideração 12 anos de dados, ou seja, desde a fundação da companhia. “A TI contribui ativamente com todas as áreas das organizações, gerando transformações positivas. No caso de RH, as análises preditivas surgiram como uma ferramenta poderosa para endereçar os desafios de gestão de pessoas, oferecendo uma abordagem proativa para que os talentos tenham um caminho longo dentro da empresa”, afirma Luciano Aleixo, gerente de tecnologia da informação na Eldorado Brasil.

Usando modelos estatísticos e machine learning, a ferramenta analisa dados históricos e evidências em tempo real, uma série de informações que dão condições para que possam ser previstas tendências de comportamentos, permitindo que os profissionais de RH enxerguem oportunidades que agreguem à estratégia de valorização de pessoas.

“Investimos constantemente na experiência do nosso time, e o modelo preditivo é mais uma ferramenta para nos ajudar a transformar a trajetória do colaborador na empresa, deixando-o mais engajado e, consequentemente, mais feliz e produtivo”, diz Elcio Trajano Jr., CHRO da companhia.

A metodologia identifica conexões entre candidatos e oportunidades na companhia, favorecendo o nível de compatibilidade cultural. Atualmente, 30% dos colaboradores que trabalham na empresa, possuem sete anos ou mais de casa.

O modelo preditivo está em aplicação na Eldorado há seis meses e já apresenta uma assertividade de 80% na determinação de desligamentos voluntários. Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as informações são tratadas de forma confidencial, estando restritos ao RH.

VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS

A Eldorado possui diversos programas para fortalecer a jornada do colaborador, desde o processo seletivo, integração, desenvolvimento, movimentação de pessoas e offboarding.

“A gestão sênior da empresa está orientada para criar um ambiente de aprendizado contínuo e de troca de conhecimento, onde todos tenham oportunidades iguais para que possam crescer e desenvolver suas competências”, explica Trajano.

Entre os principais programas da empresa estão a “Jornada da Liderança”, uma agenda de encontros presenciais e on-line para preparar novos gestores e sucessores nas habilidades comportamentais necessárias para gestão eficaz dos times; o “Mais Saber”, que inclui palestras on-line para difundir valores e cultura; e o “Educa”, plataforma digital com um cardápio de mais de 70 cursos para desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Para a Eldorado Brasil, essa estratégia de desenvolvimento humano cria uma atmosfera para que cada funcionário se sentir valorizado e bem-vindo. E, mais engajados, eles abordam suas responsabilidades no trabalho com mais autoconfiança e levam a empresa a conquistar os altos níveis de eficiência e competitividade pela qual é reconhecida.

 

Portal Celulose

Leia também: