Em entrevista, Longen faz balanço da indústria em 2023 e projeta desafios do próximo ano

Os avanços da indústria sul-mato-grossense em 2023 e os desafios para o próximo ano foram os temas da entrevista concedida pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, ao site JD1 Notícias nesta terça-feira (12/12). O líder empresarial participou da série JD1 Retrospectiva e destacou a contribuição positiva do setor industrial para o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.

A geração de empregos foi um dos aspectos favoráveis da indústria em 2023. A estimativa é que o setor encerre o ano com 160 mil empregos diretos com carteira assinada.

“A indústria vem crescendo a níveis ótimos. avançamos positivamente em quase todas as regiões. A federação acaba dando suporte para as indústrias que estão se instalando. Também temos preparado outras empresas para terem condições de vender às grandes empresas que se instalam aqui”, disse Longen.

O presidente da Fiems ressaltou a capacidade de investimentos do governo estadual com fator que ajuda o setor privado a se expandir.

“Entendo que o Estado vem cumprindo seu papel. É um Estado com condições de fazer investimentos. O governo deve investir 16% do PIB este ano, enquanto na maioria dos estados esse número não chega a 3%. Vemos a valorização imobiliária em diversos municípios, e também propriedades rurais que receberam investimentos em infraestrutura e movimentaram a construção civil”, apontou.

Um dos grandes desafios para 2024, na opinião de Longen, será encontrar trabalhadores para suprir a oferta de empregos da indústria. Para tanto, o Sistema Fiems tem realizado parcerias com prefeituras e com o Governo do Estado para disponibilizar cursos gratuitos de qualificação profissional nos municípios.

 

@sfiems.com.br

Notícias relacionadas

Cassilândia atinge 200 inscritos na 1ª Corrida do Trabalhador em menos de 12h

Prefeitura de Selvíria irá cadastrar interessados em participar da Feira Livre

Tempo no domingo será de nebulosidade e pancadas de chuvas em MS