Em Inocência, Cidade Empreendedora fomenta o encadeamento produtivo e promove a competitividade do município

Com estratégias para alavancar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal é realizado em Inocência desde 2021. Em 2023 e 2024, o município integrou o ciclo Expansão da iniciativa e recebeu um pacote de soluções voltado para dinamizar a economia que trouxe impactos positivos como o fomento do encadeamento produtivo na região e o aumento da competitividade do município.

Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, representando o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, conhecido como Toninho da Cofapi, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Doubert Queiroz, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

De acordo com o secretário, o programa foi essencial para o desenvolvimento do município.  “As ações desenvolvidas pelo Sebrae em parceria com Inocência, por meio do Cidade Empreendedora, foram fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento econômico da cidade. Preparar a população e o comércio local com capacitação é extremamente necessário, ainda mais com a chegada da fábrica de celulose da Arauco, necessitamos de parcerias como essa com o Sebrae para estarmos prontos para receber uma multinacional desse gabarito”, explicou o secretário.


Foto: Secretário Municipal de Inocência de Desenvolvimento Econõmico, Agricultura e Meio Ambiente, recebe das mãos do Governador Eduardo Riedel e do Superintendente do SEBRAE Claudio Mendonça uma homenagem ao município de Inocência.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

 

Fomento ao empreendedorismo

Desde 2021, o Cidade Empreendedora atua em Inocência melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte para os empresários locais com capacitações e orientações para a melhoria da empresa. Neste sentido, foram realizados mais de 3.800 atendimentos nesse período, alcançando cerca de 530 empresas distintas localizadas na cidade.


Foto: Prefeito Toninho da COFAPI recebe do sSperintendente do SEBRAE Claudio Mendonça, do Secretário Estadual Jaime Verruck e do Secretário Eduardo Rocha o certificado de participação no Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Somente no último ano, de maio 2023 a abril 2024, por exemplo, houve um aumento de 29% no número de abertura de empresas em Inocência, se comparado ao período anterior, com 215 novos negócios em funcionamento. Com isso, o número de empresas ativas na cidade também aumentou, mostrando um crescimento empresarial de 9%. Atualmente, Inocência possui o total de 1.063 empresas ativas.

O impacto do trabalho feito por meio do programa Cidade Empreendedora também refletiu positivamente no aumento da formalização de Microempreendedores Individuais (MEI). De maio de 2023 a abril de 2024, durante o ciclo Expansão, o crescimento foi de 14% em comparação ao mesmo período anterior. No total, há 360 MEIS ativos no município.

 

Encadeamento produtivo e aumento da competitividade

Com a execução do ciclo Expansão do programa, em 2023 e 2024, dois eixos principais escolhidos pelo município foram trabalhados: o “Cidade + Competitiva”, voltado para a área de marketing territorial, inteligência, gestão e políticas públicas, e o “Cidade em Transformação” com o foco na promoção de conexões corporativas, conectando grandes empresas presentes na região com pequenos negócios locais. O Sebrae elaborou uma Agenda Estratégica para o município composta por iniciativas que abrangeram as vertentes escolhidas.

Para trazer mais visibilidade para Inocência e tornar o município mais competitivo, uma das ações feitas na área de Marketing Territorial foi o desenvolvimento de um Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Inocência como a cidade “onde o romance sai do papel”. O conceito une o fato de o nome do município ter sido título para um livro de Visconde Taunay com o produto “papel” em alusão à celulose, atividade econômica em ascensão no local. O documento foi confeccionado em conjunto com a sociedade e lideranças locais para consolidar a imagem que o município deseja passar para quem é de fora atraindo novos investimentos para a cidade.


Foto: Oficina Marketing Territorial

Já no âmbito de conexões corporativas, as ações foram realizadas com o foco na fábrica de celulose chilena Arauco SA que irá construir uma planta industrial a 50 km de Inocência, às margens do Rio Sucuriú, a partir de 2025. Para conectar a essa empresa âncora com os pequenos empreendedores locais, de modo a gerar novas oportunidades de negócio, foi assinado um termo de parceria técnica para o desenvolvimento do projeto “Conexão Arauco”.

A iniciativa faz o mapeamento da cadeia produtiva, identificando as principais demandas da grande empresa por produtos e serviços, além de levantar quais empreendedores locais tem potencial para tornarem-se fornecedores. Também é realizada a capacitação desses empreendedores que se encaixam no perfil, ao todo, 100 empresas já se inscreveram para participar do projeto de qualificação.

 

Gestão pública e melhoria do ambiente de negócios

Mais do que apoiar os empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.

Com a execução de um plano de desburocratização feio pelo Sebrae para o município, a administração municipal começou a utilizar a RedeSim de forma plena, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município, como Vigilância Sanitária e a área de Meio Ambiente. Além disso, o município passou a dispensar aos Microempreendedores Individuais (MEIS) e empresas classificadas com atividades de baixo risco de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que trouxe mais dinamismo ao processo. As mudanças possibilitaram a redução de 34,49% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 35h, segundo o site da RedeSim do Governo Federal.

Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006. Além disso, o município adotou ferramentas para incentivar os empreendedores locais a participarem dos pregões, como a confecção do cronograma anual de compras que apresenta aos interessados o período em que a prefeitura adquire cada produto, possibilitando que os empresários se organizem para atender o processo licitatório.


Foto: Alunos da Escola CEI Prof. Olivalto Elias da Silva realizam apresentação na Feira do Produtor Rural durante uma das ações do Projeto Recicla Verdinho.

Outra iniciativa desenvolvida em Inocência foi o fomento a uma cultura empreendedora nas escolas. Por meio do Cidade Empreendedora, cerca de 1.660 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, de 2021 a 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do ensino fundamental.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Inocência entre em contato pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Assecom

Notícias relacionadas

TRE-MS disponibiliza “Cartilha de Crimes Eleitorais 2024”

UEMS oferece 86 vagas em Paranaíba

Bebida Alcoólica proibida: Paranaíba terá lei seca para a eleição no domingo