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De Campo Grande para o mundo, empresa une tradição, ciência e propósito para levar a planta do Cerrado rumo a novos mercados.
É no bioma Cerrado, região Centro-Oeste do país, que cresce uma árvore que guarda segredos milenares: o barbatimão. Com sua casca resistente, é mais do que uma planta – é um símbolo de cura, de sabedoria popular e de histórias que se entrelaçam. Foi a partir dele que Beatriz Mattos Branco Cavalheiro, sócia administrativa da empresa Ybá Cosméticos, encontrou não apenas uma matéria-prima, mas um propósito.
Tudo começou no consultório da mãe dela, a médica ginecologista Helena Matos, em Campo Grande (MS). Ali, mulheres compartilhavam histórias íntimas, muitas marcadas por desconfortos e infecções recorrentes. “Elas faziam banhos de assento com o chá da casca do barbatimão e voltavam dizendo que se sentiam melhores”, lembra a empreendedora. Com princípios ativos como ação cicatrizante e anti-inflamatória, a planta era uma aliada na saúde íntima dessas pacientes, em uma tradição oral que atravessava gerações.
Naquele momento, Helena decidiu olhar para aquela sabedoria popular com a percepção da ciência. E, Beatriz, com os olhos de quem vê no presente a semente de um futuro possível. Foi assim que, nos fundos de casa, mãe e filha começaram a experimentar extratos da casca da planta, testando fórmulas até chegar a um sabonete artesanal. Nascia ali, em meados de 2015, a Ybá Cosméticos, enxergando no barbatimão uma oportunidade de negócio. “Entregamos os primeiros sabonetes para as pacientes do consultório. Elas voltaram querendo mais, dizendo que nunca tinham usado algo assim, e querendo começar a comprar esse sabonete para uso diário”, disse Beatriz.
Atualmente, a linha de produtos conta com sabonete corporal nas versões barra e líquida, além de um shampoo voltado especialmente para o cuidado do couro cabeludo. Também integra o portfólio um sabonete íntimo de uso diário, voltado ao público feminino, e um creme hidratante corporal. A linha facial inclui um sabonete específico para o rosto e uma máscara de argila verde com barbatimão. Outro destaque é o banho de assento conhecido como “banho de assento da Ybá”, feito a partir da casca do barbatimão que, após ser higienizada, seca e moída, é preparada para que a mulher possa realizar o banho de assento em casa com um produto de alta qualidade.
Além de matéria-prima para produtos inovadores, o barbatimão é ponte entre a floresta e uma proposta de atuação mais sustentável, desde o ponto de vista ambiental, até o social. O trabalho desenvolvido pela Ybá é baseado no extrativismo sustentável da casca do barbatimão, uma matéria-prima ainda abundante no Cerrado brasileiro, mas pouco explorada comercialmente, sem cultivo em larga escala. Para viabilizar a atividade, a empresa trabalha em parceria com a Associação de Mulheres do Assentamento Monjolinho (AMAN), localizada na região de Anastácio (MS), que coleta a casca de forma sustentável.
“Elas já conheciam o barbatimão e tinham dentro das suas propriedades várias árvores nativas. Então, propomos um modelo de negócio para elas, para conseguirmos gerar renda para elas, mais do que já tinham. Nós também trabalhamos com a parte da profissionalização dessas mulheres, para conseguirem identificar a árvore, coletar a casca de maneira correta, e fazer os cuidados com a árvore no pós-coleta, além delas o georreferenciamento de cada unidade coletada, para conseguirmos ter rastreabilidade”, relata Beatriz. Além desta atuação, as mulheres da AMAN fazem o replantio da planta, garantindo que o barbatimão continue a florescer.
Reforçando o compromisso com a valorização da biodiversidade local e com a inovação, a Ybá tem a intenção de expandir a linha de produtos, priorizando ingredientes nativos do Cerrado e do Pantanal. Já existem pesquisas em andamento voltadas ao desenvolvimento de novos cosméticos a partir de outros ativos, como a guavira, por exemplo.
Horizonte de oportunidades
Com produtos de qualidade e um propósito forte, a Ybá vem ultrapassando as fronteiras do Cerrado, com o foco no acesso a novos mercados e consumidores. O trabalho é conduzido em duas frentes: a internacionalização da marca e a expansão mais significativa na esfera interna.
Nesta trajetória de internacionalização e acesso a outros mercados, Beatriz tem contado, desde 2023, com um aliado importante: o Sebrae/MS, que por meio de diferentes projetos, programas e consultorias, vem contribuindo para preparar a empresária para um novo horizonte de oportunidades. ela já participou de rodadas de negócios, expôs em grandes eventos, teve acesso a capacitações e mentorias, conexão com redes de empreendedoras, e muito mais.
Recentemente, em 2024, Beatriz participou de uma missão técnica voltada para empresárias de Mato Grosso do Sul ao Chile, fruto do programa Sebrae Delas – que acelera negócios comandados por mulheres. No país, ela apresentou seus produtos e a filosofia por trás deles. “Lá, o interesse por produtos naturais e sustentáveis é enorme. Eles entendem que o barbatimão não é apenas uma casca, mas uma história”, conta. Agora, ela se prepara para levar seus produtos de higiene e beleza à Colômbia e ao Peru.
Diante das oportunidades e realizações de sonhos, Beatriz acredita que empreender é um ato de coragem e de esperança, diários. “Empreender, para mim, significa luta e perseverança. Principalmente no nosso país, ser empreendedor depende da sua força, da sua fé na ideia e da confiança no potencial do que você acredita. É seguir em frente sem perder a esperança de que vai dar certo, com a certeza de que está no caminho certo”, finaliza.
Imagem: Divulgação