Home » Equipe de Três Lagoas vence etapa estadual do Inova Senai com projeto de plástico biodegradável

Equipe de Três Lagoas vence etapa estadual do Inova Senai com projeto de plástico biodegradável

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Equipe do curso técnico de celulose e papel de Três Lagoas conquistou o primeiro lugar da etapa estadual do Inova Senai 2023. A premiação foi realizada nesta segunda-feira (27/11), na Faculdade de Construção, em Campo Grande. Os alunos irão representar o Mato Grosso do Sul na etapa nacional do projeto.

De acordo com o diretor-regional, Rodolpho Caesar Mangialardo, a competição é uma forma de estimular os alunos a pensar soluções para a indústria, colocando ideias em prática. “É fantástico dar esse tipo de liberdade para o aluno. Para poder desenvolver seus projetos. Fomentamos toda tecnologia e aquilo que tem de melhor no mundo dentro das aulas dos cursos técnicos. Isso faz com eles sejam desafiados a mostrar o melhor”, ressaltou.

Ao todo, foram 32 projetos inscritos no Estado e quatro foram selecionados para serem submetidos ao júri. Os dois primeiros colocados irão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional e contarão com bolsa de incentivo para desenvolver os projetos.

A proposta vencedora foi o “Desenvolvimento de filmes biodegradáveis à base de gelatina, resíduos de celulose e antocianina para embalagens inteligentes de produtos cárneos”, desenvolvidos pelos alunos Vitória Maria Ramos e João Vitor de Moura Barbosa e orientado pelo instrutor, Renan da Silva Fernandes.

“Nossa proposta consiste não em inibir o plástico, mas sim trazer ele de forma mais sustentável e biodegradável para o mundo. Percebemos que o plástico tem vida muito extensa. Então, pensamos em alguma coisa que traga benefício para a natureza e para a saúde”, explicou Vitória.

Conforme João, a ideia surgiu como uma forma de pensar algo mais sustentável para o mercado. “Sabemos que a gelatina é uma coisa muito solúvel em água, leva cerca de três meses para se degradar no sol. Pensamos nisso com foco na indústria e na sua disseminação para o consumidor final”.

Confira os projetos vencedores:

Três Lagoas

1º – Desenvolvimento de filmes biodegradáveis à base de gelatina, resíduos de celulose e antocianina para embalagens inteligentes de produtos carneo

Alunos: Vitória Maria Ramos e João Vitor de Moura Barbosa

Orientador: Dr. Renan da Silva Fernandes

Técnico de Celulose e Papel

2º – Desenvolvimento de hidrogéis nutritivos preparados a partir de resíduos de fábricas de celulose e cana-de-açucar para aplicação no processo de germinação de sementes

Alunos: Beatriz Fernandes Gama Domingo

Orientador: Dr. Renan da Silva Fernandes

Técnico em Química

Campo Grande

3º Ecovida: integração da indústria e biodiversidade em espaços vazios

Alunos: Tarcísio silveira, Eliane franco e Celina Galvão e Alexandre Ribas

Orientadores: Jéssica Chaves, Nádia Mattos e Aline Marelli

Técnico em Design de Interiores

Corumbá

4° – Bit Big Tree – plataforma de projetos socioambientais

Alunos: Elis Eduarda, Gilsylaine Ribeiro e Erick Gabriel

Orientadores: Aparecido de Moraes, Emanoel Gomes e Lucas Carmo

Técnico em Administração

Leia também: