Equipe de Três Lagoas vence etapa estadual do Inova Senai com projeto de plástico biodegradável

Equipe do curso técnico de celulose e papel de Três Lagoas conquistou o primeiro lugar da etapa estadual do Inova Senai 2023. A premiação foi realizada nesta segunda-feira (27/11), na Faculdade de Construção, em Campo Grande. Os alunos irão representar o Mato Grosso do Sul na etapa nacional do projeto.

De acordo com o diretor-regional, Rodolpho Caesar Mangialardo, a competição é uma forma de estimular os alunos a pensar soluções para a indústria, colocando ideias em prática. “É fantástico dar esse tipo de liberdade para o aluno. Para poder desenvolver seus projetos. Fomentamos toda tecnologia e aquilo que tem de melhor no mundo dentro das aulas dos cursos técnicos. Isso faz com eles sejam desafiados a mostrar o melhor”, ressaltou.

Ao todo, foram 32 projetos inscritos no Estado e quatro foram selecionados para serem submetidos ao júri. Os dois primeiros colocados irão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional e contarão com bolsa de incentivo para desenvolver os projetos.

A proposta vencedora foi o “Desenvolvimento de filmes biodegradáveis à base de gelatina, resíduos de celulose e antocianina para embalagens inteligentes de produtos cárneos”, desenvolvidos pelos alunos Vitória Maria Ramos e João Vitor de Moura Barbosa e orientado pelo instrutor, Renan da Silva Fernandes.

“Nossa proposta consiste não em inibir o plástico, mas sim trazer ele de forma mais sustentável e biodegradável para o mundo. Percebemos que o plástico tem vida muito extensa. Então, pensamos em alguma coisa que traga benefício para a natureza e para a saúde”, explicou Vitória.

Conforme João, a ideia surgiu como uma forma de pensar algo mais sustentável para o mercado. “Sabemos que a gelatina é uma coisa muito solúvel em água, leva cerca de três meses para se degradar no sol. Pensamos nisso com foco na indústria e na sua disseminação para o consumidor final”.

Confira os projetos vencedores:

Três Lagoas

1º – Desenvolvimento de filmes biodegradáveis à base de gelatina, resíduos de celulose e antocianina para embalagens inteligentes de produtos carneo

Alunos: Vitória Maria Ramos e João Vitor de Moura Barbosa

Orientador: Dr. Renan da Silva Fernandes

Técnico de Celulose e Papel

2º – Desenvolvimento de hidrogéis nutritivos preparados a partir de resíduos de fábricas de celulose e cana-de-açucar para aplicação no processo de germinação de sementes

Alunos: Beatriz Fernandes Gama Domingo

Orientador: Dr. Renan da Silva Fernandes

Técnico em Química

Campo Grande

3º Ecovida: integração da indústria e biodiversidade em espaços vazios

Alunos: Tarcísio silveira, Eliane franco e Celina Galvão e Alexandre Ribas

Orientadores: Jéssica Chaves, Nádia Mattos e Aline Marelli

Técnico em Design de Interiores

Corumbá

4° – Bit Big Tree – plataforma de projetos socioambientais

Alunos: Elis Eduarda, Gilsylaine Ribeiro e Erick Gabriel

Orientadores: Aparecido de Moraes, Emanoel Gomes e Lucas Carmo

Técnico em Administração

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia