Por Roberto Chamorro
O conjunto de esforços entre União, Estado e Município poderá resultar no início das aulas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, em Paranaíba, em julho deste ano. A possibilidade foi apontada pelo presidente da Câmara Municipal , vereador Edmar Pires Jr – Dollar (PSDB), após visita feita à reitora do IFMS, Elaine Cassiano, na última sexta-feira (22), em Campo Grande.
Acompanhado dos vereadores Jair Fernandes (PDT), Gilson Santana (União), Lúcio Freitas (PSDB), da chefe de gabinete Jane de Paula, da secretária de Administração Adailda Lopes e do secretário de governo Juninho do Kézio, o presidente do Legislativo municipal participou da reunião com a reitora. Está agendada uma visita técnica de uma equipe do IFMS, no próximo dia 24 de abril, para avaliação das instalações do terceiro andar da Escola Estadual Aracilda, cedida por “empréstimo” pelo Estado para o início das atividades do Instituto, até que seja construída a sede da instituição no município.
A cessão do prédio da EE Aracilda foi obtida pelo prefeito Maycol Queiroz na manhã de sexta-feira junto ao secretário estadual de Educação, Hélio Daher, com aval do governador Eduardo Riedel, dez dias após o anúncio oficial feito pelo presidente Lula que entre 100 unidades, destinou IFMS para os municípios de Amambai e Paranaíba.
A delegação de Paranaíba tomou conhecimento dos cursos oferecidos nos dez municípios que já possuem campus do IFMS. A reitora informou que a instituição estará agilizando a questão burocrática junto ao Ministério da Educação, com a realização de estudos para a definição dos cursos que serão oferecidos e que atendam Paranaíba e a região. “Se tudo correr bem, podemos ter o início das aulas ainda em julho”, postou o presidente da Câmara de Paranaíba em sua conta de Instagram.
O IFMS, ligado ao ministério da Educação, é uma instituição pública federal que oferece educação profissional, científica e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Em MS, possui unidades nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Foto legenda. Delegação de Paranaíba recebida pela reitora da IFMS, Elaine Cassiano.
blogdobolsao.com.br