O prefeito expressou sua gratidão pela visita das profissionais e reiterou que a administração municipal está à disposição para qualquer necessidade que possa surgir no período do processo.
Durante sua estada na cidade, a equipe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social realizou um total de 10 visitas às famílias cadastradas através do site da Sead (www.sead.ms.gov.br) para receber o benefício. Este programa, que engloba os 79 municípios do estado, tem como objetivo primordial a redução das desigualdades sociais, o estímulo a um acompanhamento saudável e o cuidado com a saúde mental das pessoas que são responsáveis legais por indivíduos com deficiência.
Para que as famílias recebam o benefício mensal no valor de R$ 900, é necessário estar inserido no CADÚnico, e o recurso é disponibilizado enquanto a pessoa que está sendo cuidada necessitar. Vale ressaltar que não há limite de tempo estipulado para receber o benefício.
Apesar da possibilidade de inscrição online, a Sead, responsável pelo programa, está realizando um processo de visitas com base nos dados do CadÚnico, a fim de verificar, presencialmente, a elegibilidade desses cuidadores ao benefício social.
Com a implementação do ‘Cuidar de Quem Cuida’, a estimativa é de que pelo menos 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul passem a receber um auxílio de R$ 900 mensais, proporcionando um alívio financeiro significativo para as famílias envolvidas e promovendo um cuidado mais adequado às pessoas com deficiência em nossa comunidade.