Estiagem avança e níveis dos rios de Mato Grosso do Sul estão abaixo das médias de agosto

Por Osvaldo Sato

A estação do inverno é naturalmente uma estação de seca no Estado de Mato Grosso do Sul. A estiagem deste ano, porém, apresenta grande intensidade e já deixa praticamente todos os rios da região em níveis abaixo das médias verificadas em anos anteriores.

É isso que demonstra o Boletim Diário da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que divulga dados de chuva e nível dos rios monitorados.

A rede possui treze estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.

Todas se encontram em níveis abaixo da média, com exceção à estação do Rio Coxim, que se encontra em faixa de normalidade. Na estação de Ladário, por exemplo, a faixa de normalidade se encontra entre 267 cm (mínimo) e 371 cm (máximo), com média de 340.

A altura verificada, porém, foi de 47 cm de média móvel, ou seja, calculada utilizando dados dos últimos 7 dias de medição.

Estão identificados como em situação de estiagem o Rio Piquiri (Estação Pousada Taiamã), Rio Paraguai (em três das quatro estações), Rio Aquidauana, Rio Miranda, Rio Aporé, Rio Pardo e Rio Dourados.

Dentre os monitorados, apenas o Rio Taquari (Coxim) está na faixa de nível Normal.

Estes dados foram retirados do Sistema Hidro, mantido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

Rio Paraguai – Foto ilustrativa (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

Notícias relacionadas

VÍDEO: Mauro pede boicote ao Atacadão e Carrefour: “Se não compram de nós, eu não compro deles”

Mato Grosso do Sul projeta 10 mil empregos com nova fábrica de celulose da Bracell, em Água Clara

Brasileiro Cássio Dias campeão mundial da PBR quebra o fêmur e está fora da competição