Fiems participa de posse de Cônsul do Cazaquistão em MS

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o diretor de relações internacionais, Aurélio Rocha, participou, nesta quarta-feira (13/12), da posse do cônsul do Cazaquistão em Mato Grosso do Sul, Alípio Marcus Laca Oliveira. A cerimônia foi realizada no Ondara Buffet, em Campo Grande.

O evento também celebrou a inauguração do Consulado da República do Cazaquistão no Estado. É a terceira instituição do tipo no Brasil, sendo as outras localizadas em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Para Aurélio Rocha, ter o Cazaquistão em Mato Grosso do Sul é estratégico economicamente devido a relevância dele na produção de insumos agrícolas e fertilizantes. “Participamos da chegada de um país que será um grande parceiro e nos abrirá uma série de possibilidades”, ressaltou.

Um dos maiores países do mundo em termos de território, o Cazaquistão está localizado na Ásia central que, segundo o diretor da Fiems, trata-se de uma área extremamente estratégica. “Vemos com muitos bons olhos essa presença e a Federação está sonhando com uma série de possibilidades de parcerias”, afirmou.

O país é um dos que podem suprir o fornecimento de fertilizantes para Mato Grosso do Sul. Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, os preços de fertilizantes disparam no mercado impactando na produção agropecuária.

Segundo o cônsul Alípio Marcus Laca Oliveira, a relação com o Estado tem tudo para ser promissora. “Vamos transformar o Cazaquistão no maior parceiro comercial para Mato Grosso do Sul. Temos empresários que querem investir. Estão procurando parceiros. Querem entrar para o agronegócio”, ressaltou.

Oliveira afirma que já há diálogo para a instalação de uma indústria de fertilizantes, utilizando a matéria-prima do Cazaquistão no Estado.

A indicação dos cônsules é realizada pelo governo do Cazaquistão e ratificada pelo governo brasileiro. A posse foi dada pelo embaixador Bolat Nussupov e a embaixatriz Gulnaziya Nussupova.

Para o embaixador Nussupov, a inauguração do consulado honorário é de grande importância para desenvolver as relações econômicas.“Precisamos trocar experiências no desenvolvimento das indústrias. Precisamos criar esse diálogo especialmente no que tange a inovações”, destacou.

Notícias relacionadas

Cassilândia atinge 200 inscritos na 1ª Corrida do Trabalhador em menos de 12h

Prefeitura de Selvíria irá cadastrar interessados em participar da Feira Livre

Tempo no domingo será de nebulosidade e pancadas de chuvas em MS