Fim da onda de calor e chegada da chuva: veja a previsão para os próximos dias

Por Marcos Fantin — São Paulo

O fim da onda de calor está próximo no interior do Brasil, que ainda segue com temperaturas altas, principalmente no Centro-Oeste. A previsão é de tempo instável em grande parte do país, com vários sistemas atuando simultaneamente.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão chuva forte, porém pouco distribuída, de acordo com a Climatempo. A principal causa será a atuação de um cavado meteorológico – área alongada de baixa pressão -, que, junto com o avanço de frentes frias, vai contribuir para a manutenção da chuva ao longo da semana. Essa mudança de padrão vai aliviar as temperaturas e o calor intenso diminui gradativamente na faixa central do país.

Previsão acumulados de chuva até sexta-feira (11/10) no Brasil — Foto: Climatempo

O destaque da região Sul fica para o Rio Grande do Sul, que deve ter um período chuvoso mais intenso, principalmente nas regiões oeste e norte do Estado. Segundo o boletim, o acumulado de precipitação pode ultrapassar os 70 milímetros em alguns pontos ao longo desta semana. Isso deve acontecer porque há uma frente fria sobre sua área.

Santa Catarina e Paraná também terão chuvas bem distribuídas durante a semana. No Paraná, os maiores volumes serão no centro-sul do Estado e em Santa Catarina, praticamente todo o território será afetado. Os volumes devem chegar a 50 milímetros.

No Centro-Oeste, a expectativa é para o alívio da seca. A partir do meio da semana, o cenário muda para a região onde as áreas têm enfrentado uma estiagem prolongada. Mato Grosso do Sul será o estado mais beneficiado, principalmente na porção centro-sul onde os acumulados podem atingir 40 milímetros. Além disso, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal, também deverão registrar precipitações importantes.

O período de seca severa será amenizado, o que é especialmente positivo para a agricultura e os recursos hídricos da região”, diz a nota.

No Sudeste, o calor persiste até o meio da semana, especialmente em áreas do interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. Porém, com o avanço das frentes frias, as chuvas finalmente chegarão e dão fim à secura.

A partir de quarta-feira (9/10), até o fim de semana, a faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo deve ter acumulados superiores a 60 milímetros. No interior de São Paulo, a chuva será mais moderada, mas relevante por dar trégua nas áreas afetadas pela seca severa.

“Regiões do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais também receberão precipitações, embora com acumulados mais modestos, suficientes, porém, para aliviar o solo seco e melhorar as condições agrícolas”.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão chuva forte, porém pouco distribuída — Foto: Pixabay

globorural.globo.com

Notícias relacionadas

Embratur, Sebrae e Fundtur MS levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal

Três Lagoas está em 1º lugar entre as maiores cidades de MS no Índice de Desenvolvimento Sustentável

Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista